CINEMA

Cinema da Fundação, no Recife, celebra 25 anos com debate

Conversa contará com o cineasta Kleber Mendonça Filho, o curador Luiz Joaquim, a gestora cultural Silvana Meireles e o projecionista Joselito Gomes

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 18/12/2023 às 15:29 | Atualizado em 18/12/2023 às 15:38
Notícia
X

Há 25 anos, o Recife ganhou uma sala de cinema que formou gerações de cinéfilos, críticos e cineastas. Fugindo da lógica comercial dos multiplexes, o Cinema da Fundação, da Fundação Joaquim Nabuco, vem abrindo espaço ao cinema autoral, multicultural e de grandes diretores. Essa história será recontada em um encontro na sala do Derby, nesta terça-feira (19), às 18h.

O debate "25 Anos do Cinema da Fundação" contará com personagens centrais na consolidação do equipamento cultural: o cineasta Kleber Mendonça Filho, o curador Luiz Joaquim, a gestora cultural Silvana Meireles e o projecionista Joselito Gomes.

ACERVO FUNDAJ
Sala do Derby do Cinema da Fundação na época da sua inauguração - ACERVO FUNDAJ
ACERVO FUNDAJ
Sala do Derby do Cinema da Fundação na época da sua inauguração - ACERVO FUNDAJ

Foi em maio de 1998, situado ainda em seus primeiros dias como sala comercial, que Silvana Meireles, diretora do então Instituto de Cultura da Fundaj, Kleber Mendonça Filho, à época coordenador do Cinema da Fundação, Joselito Gomes, projecionista da Casa, e Luiz Joaquim, então estagiário da equipe, desenvolveram, administraram e operacionalizaram juntos aquilo que viria a se tornar o Cinema da Fundação.

O grupo se reúne novamente para rememorar momentos marcantes ao longo deste últimos 25 anos fundamentais na formação cinematográfica dos pernambucanos. A conversa integra a programação da 26ª edição da Mostra Expectativa/Retrospectiva, em cartaz na programação até o dia 20 de dezembro.

Desafios e soluções

Luiz Joaquim ingressou no Cinema da Fundação em 1998 como estagiário, retornando em 2001 como servidor. Ao lado de Kleber, exerceu atividades de coordenação administrativa e curadoria. Em 2007, as suas funções passaram a ser distintas em formalidade (Kleber como "coordenador" e Luiz como "chefe da divisão de cinema"), embora as atuações continuassem as mesmas na prática.

ACERVO FUNDAJ
Juntos, Kleber Mendonça Filho e Luiz Joaquim exerceram atividades de coordenação administrativa e curadoria do Cinema da Fundação - ACERVO FUNDAJ

Para Joaquim, a ideia é "apresentar a um público já fiel ao espaço, e também à nova geração, qual foi o pontapé inicial que gerou a ideia de estabelecer no Derby um sala de cinema comercial, com uma programação fixa e de perfil conceitual definido."

"No encontro, devemos falar também do contexto de exibição cinematográfica no Recife no final dos anos 1990 e os desafios e soluções para criar e estabelecer uma nova sala de cinema com pretensão formativa por um cinema autoral", reforça Luiz Joaquim.

Legado

"Eu diria que o Cinema da Fundação é um endereço em que o espectador pode ir não apenas para usufruir de um bom cinema, mas também para amadurecer enquanto um ser social, intelectualmente, filosoficamente e do ponto de vista psicológico. Tudo isso a partir de uma programação montada a partir do final dos anos 1990, orientada para fazer o espectador pensar e se divertir", diz Luiz Joaquim.

"Queríamos que houvesse o mínimo de formação cinematográfica. A gente fica muito feliz quando lembramos que isso finalmente aconteceu. Nos anos 2000, cinéfilos começaram a frequentar o cinema, despertaram para o cinema e se tornaram cineastas", opina.

"É a geração de Marcelo Pedroso, Gabriel Mascaro, Daniel Bandeira, Daniel Aragão e Marcelo Lordello. Acho que qualquer pessoa que for estudar cinema contemporâneo em Pernambuco vai conseguir associar a formação dessa galera com a existência do Cinema da Fundação."

Expectativa/Retrospectiva

Presidenta da Fundaj, a professora doutora Márcia Ângela Aguiar afirma que a atual mostra traz "uma programação muito rica que mostra a potência da dimensão cultural da Fundaj", comenta a presidenta.

Para esquentar o debate, já no clima de torcida para sua seleção ao Oscar 2024, a mostra retorna à sua programação "Retratos Fantasmas", de Kleber Mendonça Filho, em sessão única às 16h10, da terça-feira (19).

Quem também participa da Expectativa/Retrospectiva é Maeve Jinkings que estará junto aos realizadores Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira, além da atriz Nash Laila na terça-feira, 19/12, às 19h30 (Derby), para sorrir e compartilhar conosco sobre os detalhes de Amor, Plástico e Barulho, icônica produção pernambucana sobre a cena techno-brega local que completa 10 anos neste 2023.

Com ingressos à R$ 14 (inteira) e R$ 7 (meia), a bilheteria da sala Derby abre uma hora antes da sessão para a retirada de ingressos.

Tags

Autor