Memória

Bill Withers, autor do clássico Ain't No Sunshine, morre aos 81 anos

Ele foi ums dos grandes do soul, mas abandonou a carreira aos 46 anos

José Teles
Cadastrado por
José Teles
Publicado em 03/04/2020 às 15:17
Divulgação
Bill Withers, um dos últimos soulman - FOTO: Divulgação

Um dos últimos dos grandes soulmen dos anos 70, Bill Withers (William Harrison Withers, Jr), faleceu nesta sexta-feira, em consequências de problemas cardíacos. Ele é autor de um dos clássicos da década de 70, Ain’t No Sunshine. Withers, que estava com 81 anos, Até os 30 anos viveu de empregos convencionais, embora já fizesse canções, e gravasse demos,não acreditava que poderia viver de música. Mesmo quando Ain’t No Sunshine estourou, ele demorou a deixar o emprego.

Uma demo da que seria sua música mais conhecida chegou às mãos de dono de uma gravadora pequena, A Sussex Records, que contratou Bill Withers e convidou Booker T, músico e produtor da Stax para gravar seu disco. Ele não poderia estar em melhor companhia. O Álbum de estreia, Just As I Am, teve o acoompanhamento de Booker T and The MGs, com Stephen Stills na guitarra. Quando lançado em 1971, o cantor já estava com 32 anos.

Bill Withers nunca pareceu estar à vontade com a fama. Gago, tímido, ele ainda emplacou outro sucesso Lean On Me (que vem sendo usado nos EUA em campanha contra o coronavírus), mas deixou os palcos prematuramente, aos 46 anos, depois de desentendimentos com a gravadora. a Columbia (atual Sony Music). Mesmo em atividade, Bill Withers gravou pouco, seis álbuns. Material que deixou nos arquivos foi lançado depois que abandonou os palcos e estúdios, além de discos ao vivo, e diversas compilações.

Na edição do Grammy de 2014, a caixa Bill Withers: The Complete Sussex & Columbia Albums Collection (caixa com nove discos) ganhou um prêmio por Melhor Álbum Histórico. Antes disco Withers foi admitido ao Songwriters Hall of Fame, e ao Rockand Roll  Hall of Fame, honrarias de enorme prestígio nos Estados Unidos. Mas independente disto, se ele tivesse composto apenas Ain’t No Sunshine já teria entra entrado para a história da música popular do século 20. A canção, foi inspirada no filme Days of Wine and Roses, dirigido por Blake Edwards em 1962, que ele asstiu na TV.

Comentários

Últimas notícias