Nando Cordel vem fazendo lives, três vezes por semana (segunda, quarta e sexta), porém não com a música popular que toca no rádio. São palestras, bate-papo, e meditação, um trabalho que ele realiza paralelamente ao de autor e cantor de MPB, já com 25 discos lançados. Nestes projeto são incluidas obras beneficentes, a exemplo do Lar do Amanhã, instituição que funciona há 28 anos, no Cabo de Santo Agostinho, que abriga idosos, crianças carentes, mantém creche, e cursos profissionalizantes. Nessa terça-feira, às 20h32, no seu canal oficial no Youtube, ele apresenta a primeira live com o repertório que levaria para a estrada na temporada junina.
“Demorei em me decidir, porque tinha live demais, todo mundo fazendo. Fui acessar uma noite dessas havia 30 lives programadas. Porém o publico começou a pedir, os filhos a fazer pressão. Então topei, mas pedindo que as pessoas contribuíssem com alimentos não perecíveis para o Lar do Amanhã. Nem fiz a live e já recebi duas toneladas e meia de alimentos. Foi mais do que suficiente para a minha instituição, e já estou distribuindo também nas comunidades”, conta Nando Cordel, que passa o isolamento social em sua casa, com a família, em Aldeia.
A Live São João da Paz será em família. Nando Cordel tem sete filhos. Cinco são músicos (um não poderá participar) então ele canta e toca com Tauã bateria, Caiã, percussão, Tauana, contrabaixo, Felicidade backing vocals. “A gente estava querendo fazer uma coisa bem certinha, como será em casa, vamos ficar totalmente à vontade. Contratamos uma produtora para montar o equipamento, outra para decoração. A gente discutiu um repertório também caseiro, vai ter até coisa sem ensaiar. No geral serão as músicas do show do show do são João, mas se alguém pedir música, na medida do possível a gente toca”, adianta Nando Cordel.
Ele conta que se espantou com a reação favorável quando anunciou a live. Não apenas dos fãs, mas de colegas, muitos dos que gravaram suas músicas e que se ofereceram para participar da apresentação: “Mal anunciei, o bicho pegou, pelo Brasil inteiro. Todo mundo ligou pra mim, oferecendo-se para colaborar, empresas daqui, de São Paulo e Rio. Fagner, Zezé di Camargo, Elba, estou recebendo pedidos de entrevistas de todo o país. Se a live tiver mil pessoas vendo, já teve um milhão antes de ser apresentada. Até o empresário de Roberto Carlos se ofereceu para colaborar”, exulta Nando Cordel. Porém, independente de audiência, ele vendeu as cotas de publicidade da live, compradas por quatro grandes empresas.
Na impossibilidade de incluir os amigos, ele terá apenas um convidado no show, o comediante Zé Lesin da Paraíba, que fará uma espécie de contraponto ao show musical: “Zé Lesin participará ao vivo também, na minha casa. Como ele está cumprindo o confinamento, vem aqui, mas fica num cantinho, de máscara, só tira pra contar as histórias dele. O show terá bastante espaço, a duração vai ser de duas horas, talvez um pouco mais”
Músicas para preencher este tempo não lhe falta. Com 45 anos de carreira, Nando Cordel não apenas compôs para seus próprios discos, como forneceu canções para constelação de estrelas da música brasileira, de Xuxa a Chico Buarque, passando por Elba Ramalho. Fábio Junior, Marinês, Luiz Gonzaga, Mariene de Castro, Quinteto Violado, Dominguinhos parceiro em alguns dos seus maiores sucessos, De Volta ao Aconchego, ou Isso Aqui Tá Bom Demais, a lista é longa.
INSPIRAÇÃO
Quase três meses em isolamento social, Nando Cordel compôs várias músicas, inevitavelmente, umas têm a ver com o momento que atravessamos, mas ele optou por não cantá-las: “A gente, como compositor, é responsável por passar coisas boas. Mas já fizeram tanta música sobre o tema, que acho que restou pouco espaço para lançar. Então passei música para algumas entidades, feito As Mulheres do Brasil, ou outra chamada Anjos do Abrigo, que está fazendo um trabalho muito importante junto aos idosos”.
Assim como todos os artistas da música no país, os nordestinos em especial, Nando Cordel ainda mais estranho durante a pandemia do que os comuns mortais. Esta é uma dos períodos mais lucrativos do ano, e em 2020, particularmente, Nando se preparou para reforçar a quantidade de shows a fim de fazer uma grande reforma no Lar do Amanhã: “Depois de 35 anos pela primeira a gente vai rodar o Brasil virtual. Tinha vendido shows de Brasília a São Luis do Maranhão, inclusive, com o cachê aumentado. Mas isto não me abate. Sou um cara privilegiado, trabalho o ano todo, meu interesse maior era pela instituição”.
Live São João da Paz, com Nando Cordel e filhos, nessa terça-feira, 9 de junho, às 20h32, no canal oficial do artista no Youtube
Comentários