EXPECTATIVA

Jovem pernambucano que já tocou para o papa Francisco arrecada verba para realizar sonho de estudar nos EUA

O jovem Luhan Lucena toca violino e recebeu uma bolsa de estudos na Nicholls State University

Rute Arruda
Cadastrado por
Rute Arruda
Publicado em 01/07/2020 às 14:48 | Atualizado em 01/07/2020 às 15:54
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
O jovem embarca em setembro para os Estados Unidos - FOTO: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Quando tinha apenas 3 anos de idade o pernambucano Luhan Lucena decidiu que queria entrar para a Orquestra Criança Cidadã, projeto que visa o resgate social de crianças carentes através da música e que fica localizado no Quartel do Cabanga, no Recife. Um ano após tomar a decisão, ele conseguiu. Se encantou pelo violino e hoje, aos 16 anos, está prestes a embarcar para estudar na Nicholls State University, em Louisiana, nos Estados Unidos.

O convite para ingressar na universidade veio quando Luhan tinha 14 anos, mas como estava no 2° ano do ensino médio o sonho de estudar fora precisou ser adiado. No entanto, há pouco menos de 15 dias, ele recebeu uma nova bolsa de estudo integral na mesma universidade. No entanto, vindo de uma família humilde, o jovem não tem condições de bancar alguns custos e, por isso, decidiu criar uma vaquinha virtual.

Com viagem prevista para setembro deste ano, a meta é arrecadar R$ 11.200. "Eu criei a vaquinha porque eu preciso pagar a passagem, renovar o passaporte, tirar o visto, e algumas documentações, além de comprar roupa de frio, que eu não tenho. Dessa quantia, talvez sobre algum dinheiro para eu me manter nos primeiros meses porque, como vou com o visto de estudante, não vou poder trabalhar e vou ter que ser sustentado pela minha família", explicou. Segundo o jovem, a universidade irá cobrir custos como estadia e alimentação durante os 5 anos de estudo. O primeiro ano, entre setembro de 2020 e setembro de 2021, será para o pernambucano aprender inglês e estudar no conservatório de música de Louisiana.

Apesar de já ter na bagagem algumas apresentações internacionais, inclusive uma para o papa Francisco na Capela Sistina do Vaticano, na Itália, e de estar realizando o sonho de estudar fora, Luhan afirma ter ainda outras metas a serem realizadas. "O que eu planejo é, quando me formar lá, tentar uma bolsa para ir para o México porque, às vezes, eles conseguem mandar o aluno para fazer mestrado lá, ou tentar uma bolsa para ir para a Europa fazer a minha vida fora. Eu sempre quis ir para a Europa", contou.

E o sonho de alçar novos voos é apoiado pelos irmãos mais velhos e pelos pais. "Nós ficamos muito orgulhosos, principalmente por conta da nossa realidade. A gente vem de uma comunidade carente, então, como pessoas comuns, nós estamos diante de uma situação na qual o nosso filho vai estudar fora e isso nos traz muita alegria. Estamos muito ansiosos para isso, para que ele possa se encontrar, até porque o segmento musical dele não tem tanto espaço aqui no nosso País, e ele precisa realizar esse sonho", comentou o pai de Luhan, Gleikson Lucena.

Para ajudar Luhan, basta clicar no link e acessar a vaquinha. 

Comentários

Últimas notícias