Rap

Dexter, Djonga e Coruja BC1 fazem releitura da música de Racionais

O clipe contará com a presença do rapper Mano Brown

Jorge Nunes
Cadastrado por
Jorge Nunes
Publicado em 21/08/2020 às 16:22 | Atualizado em 21/08/2020 às 18:26
Zona Suburbana
O clipe vem em momento crítico da sociedade que tenta lutar cada vez mais contra o racismo - FOTO: Zona Suburbana

A música "voz ativa 2020" foi lançada por Dexter nesta sexta-feira (21), e é uma releitura da "voz ativa" que foi feita inicialmente pelo Racionais MC's. A melodia terá a participação de Djonga e Coruja BC1, dois dos rappers mais influentes influentes na nova cena do hip-hop brasileiro. O beat, batidas da música, ficarão a cargo de KL Jay e Dj Will.

Segundo Dexter, o single que será regravado tem base em assuntos como violência policial, racismo, movimento negro e juventude negra. “Essa música retrata tudo o que aconteceu em 1992 e agora está acontecendo de novo. Mas que na verdade sempre aconteceu também”, disse.

Com esta releitura em pleno 2020, uma nova geração vai poder ser inserida nesse contexto que continua sendo atual. Para se ter ideia da diferença entre gerações, Djonga e Coruja nem sequer eram nascidos no ano do primeiro lançamento da música. “Foi uma alegria muito grande e também um pesar. Se a gente estivesse falando sobre isso (racismo) só para revisitar a obra de uma forma totalmente artística, beleza. A gente está cantando porque é uma música que a gente gosta e tocou o nosso coração. Mas tudo o que tem na letra continua acontecendo e isso traz um pesar”, afirma Djonga, em entrevista ao site zona suburbana.

A letra da música "voz ativa" tem como maior inspiração a luta contra o racismo e principalmente nos textos de Malcom X, como conta Mano Brown. “Eu estava lendo os textos do Malcolm X naquela época e me identificava bastante com o que ele escreveu. A letra sou eu conversando com ele no livro, dizendo que aqui no Brasil as coisas estavam do mesmo jeito, mas que agora o negro tinha voz ativa e disposição de lutar”, conta o autor da letra e vocalista dos Racionais MC’s.

A idealização da regravação da música aconteceu após as grandes mobilizações mundiais contra o racismo, principalmente depois que João Pedro Mattos e George Floyd, rapazes negros foram assassinados por policiais militares, um no Brasil, e o outro nos Estados Unidos, respectivamente. E a letra da música dos Racionais faz uma crítica justamente ao tema, assim como exalta a resistência negra.

Comentários

Últimas notícias