Covid-19

Toots Hibbert, maior nome do reggae, morre de covid-19 aos 77 anos

Ele deu nome ao reggae, e foi um dos pioneiros do ritmo contemporâneo de Bob Marley e Peter Tosh

José Teles
Cadastrado por
José Teles
Publicado em 12/09/2020 às 12:38
Divulgação
Toots Hibbert, morte de uma lenda - FOTO: Divulgação

Toots Hibbert que deu o nome ao reggae (na canção Do The Reggay, de 1968), um dos responsáveis pela explosão musical na Jamaica a partir dos anos 60, teve sua morte anunciada nessa sexta em consequência da covid-19. Ele foi internado no começo de setembro, num hospital, em Kingston, e desde então estava na UTI, respirando por ventilação mecânica.
Considerado o maior nome do reggae, reconhecido internacionalmente, que dividiu palco com The Who, James Brown, Bob Marley, The Rolling Stones, entre outros, Frederick Nathaniel Hibbert estava com 77 anos, entrou na música no início da década de 60, contribuindo para ritmos caribenhos como o calipso, o mento, se modernizassem com elementos do rhythm and blues, soul e rock. Toots Hibbert era considerado dono da melhor voz do reggae, e também do soul, a crítica americana o colocava no mesmo patamar de Otis Redding, Wilson Pickett
Ironicamente, o músico foi contaminado com o novo corona vírus, quando voltava aos palcos e ao disco, depois de dez anos. Em 28 de agosto, ele lançou um álbum, com o grupo The Maytals, intitulado Got to Be Tough (Tem que Ser Forte), produzido por Zak Starkey, filho de Ringo Starr, que participou do disco. Um trabalho com a qualidade dos seus melhores discos, que mereceu matéria no Jornal do Commercio no dia do lançamento oficial do álbum.

Comentários

Últimas notícias