Memória

Gerson King Combo, pioneiro do soul brasileiro, morre aos 76 anos

Ele foi um dos mais atuantes integrantes do movimento Black Rio

José Teles
Cadastrado por
José Teles
Publicado em 23/09/2020 às 15:18
DIVULGAÇÃO
Gerson King Combo, lenda do Black Rio - FOTO: DIVULGAÇÃO

Gerson King Combo, um dos nomes mais atuantes do movimento Black Rio, precursor do soul e do funk no Brasil, nos anos 70, faleceu nessa terça-feira, à noite, de infecção generalizada motivada por complicações com a diabetes. Ele estava com 76 anos. Gerson King Combo, o carioca Gérson Rodrigues Côrtes, irmão do compositor Getúlio Côrtes (autor de Negro Gato). Entrou na música nos primórdios do rock nacional, chegou a participar do Renato e seus Blue Caps, criou coreografias para programas da TV Rio, compôs para intérpretes do iê-iê-iê (Roberto Carlos é padrinho do seu filho).
No final do anos 60, participou do grupo Fórmula 7 (com Hélio Delmiro e Márcio Montarroyos), trabalhou com Wilson Simonal e Herlon Chaves, e atrelou-se ao emergente movimento Black Rio, e às aparelhagem dos DJs Ademir e Big Boy, assumindo o personagem de cantor de soul Music. Emplacou seu único sucesso em 1977, Mandamentos de Black, do primeiro LP solo, Gérson King Combo Vol.I.
“o negócio foi James Brown. Ele é que ensinou tudo, a música, a dança. As gravadoras quando viram que o negócio dava pé começam a gravar a gente. Eu gravei com uma porção de nomes, Wilson Smith, uma coisa assim, até que cheguei no Gerson King Combo. Ficamos dois anos fazendo o baile no Canecão, depois no subúrbio, só ia a negrada, depois no Andaraí (Zona Norte carioca), no Renascença com Dom filó, Soul Grand Prix”, contou o cantor, numa entrevista ao JC em 2016.
O Black Rio não durou mudou. Teve muito espaço na imprensa escrita, mas não na TV, era visado pelos militares, visto como desagregador da sociedade, incitando a luta racial, ao contrário da disco music, que tinha espaço garantido no rádio. Limitou-se praticamente ao Rio. Mais ou menos em 1980, o movimento feneceu. Alguns nomes seriam cultuados anos depois, a exemplo da Banda Black Rio. Gerson King Combo passou a trabalhar para uma fundação ligada à prefeitura do Rio. Lançaria disco em 1986, mas não voltou a fazer sucesso. Retomou a carreira em 2001, com mais um disco novo, Mensageiro da Paz. Enquanto suas discografia dos anos era relançada, num trabalho feito pelo baterista Charles Gavin em parceria com a gravadora Universal.

BLACK RIO
Na citada entrevista ao JC, Gerson King Combo reiterou a importância do Black Rio: “Ele vive até hoje, influenciou esta garotada toda. Agora, claro que não tem nada a ver com este funk que se faz aí, esta música de baixaria que chamam funk. O Black Rio pregava paz, por isto mesmo na ditadura, a gente não tinha muito problema com a censura, porque nunca incentivamos o racismo. Todo mundo é irmão, seja, branco, preto, amarelo, vermelho. Agora com o pessoal do rap eu me dou bem, com o pessoal que faz esta música dançante, o charm, também”. Coincidentemente, Gerson King Combo morre quando se completam 50 anos do disco de estreia, com participação de Os Diagonais (grupo de Cassiano), o LP Brazilian Soul – Gerson Combo e a Turma do Soul (Polydor).

 

 

 

 

Comentários

Últimas notícias