MOTIVO JUSTO

System Of A Down lança duas músicas inéditas após 15 anos de hiato

'Protect the Land' e 'Genocidal Humanoidz' abordam os conflitos armados que têm feito vítimas na região de Nagorno-Karabakh (Artsakh), na Armênia

Nathália Pereira
Cadastrado por
Nathália Pereira
Publicado em 07/11/2020 às 6:00 | Atualizado em 09/11/2020 às 19:12
GREG WATERMANN/DIVULGAÇÃO
O Vocalista Serj Tankian já vinha se pronunciado sobre o assunto. Renda obtida com as músicas será revertida à causa - FOTO: GREG WATERMANN/DIVULGAÇÃO

Depois de permanecer por 15 anos em silêncio quase absoluto, o System Of A Down deu uma grata surpresa aos fãs na madrugada da última sexta-feira (6). A banda, de origem armeno-americana, disponibilizou nas plataformas de streaming as faixas Protect the Land e Genocidal Humanoidz, as primeiras desde o lançamento de Hypnotize, quinto álbum do grupo e segunda parte do projeto duplo Mezmerize/Hypnotize, de 2005. O SOAD fez shows após isso, alguns deles no Brasil, mas apenas com repertório antigo.

Como os títulos antecipam, ambas abordam questões relacionadas a conflitos políticos e confrontos armados, o que faz jus ao histórico de composições do quarteto - a maioria delas assinada pelo vocalista Serj Tankian.

Na legenda da postagem que anuncia a novidade no Instagram, a banda explica especificamente do que se trata. "Essas duas canções, Protect The Land e Genocidal Humanoidz, falam de uma guerra terrível e séria sendo perpetrada em nossas pátrias culturais de Artsakh e Armênia", afirmam, referindo-se aos embates que devastam o país na região de Nagorno-Karabakh (chamada por eles de Artsakh). O direito ao território, que tem sido invadido pela aliança formada entre Azerbaijão e Turquia, é o motivo do conflito.

"Os atuais regimes corruptos de Aliyev no Azerbaijão e Erdogan na Turquia não só querem reivindicar Artsakh e a Armênia como seus, mas estão cometendo atos genocidas impunemente sobre a humanidade e a vida selvagem para cumprir sua missão. Eles estão apostando que o mundo está muito distraído com Covid, eleições e agitação civil para anunciar suas atrocidades", continua o comunicado.

Serj já havia falado sobre o assunto e em outubro chegou a dar uma entrevista exclusiva ao Jornal da Globo com intuito de contextualizar o tema para o público brasileiro. O líder do SOAD reforçou que vem citando a situação como guerra - e não mais como conflito - devido ao caráter extremamente militarizado e ao grande número de civis atingidos.

A banda pede ao público que faça doações para fornecer ajuda e itens básicos às vítimas da guerra. A renda obtida com o download das músicas pelo Bandcamp e com a venda de produtos oficiais será revertida para a causa. Também é possível obter outras informações no site do grupo. "A música e as letras falam por si. Precisamos que você fale pelo Artsakh", encerram.

SONORIDADE

Em Protect the Land, a mais longa e melódica, Serj Tankian canta trechos como "Alguns foram empurrados a terras estrangeiras/Alguns ficariam mortos na areia/Você ficaria e assumiria o comando?/Você ficaria com a arma na mão?". A faixa ganhou clipe disponível no canal do System Of A Down no YouTube (assista abaixo).

Genocidal Humanoidz, com pouco mais de dois minutos, deixa um gosto de saudade nos fãs das versões mais aceleradas do SOAD. As sequências de riffs iniciais, inclusive, lembram imediatamente os de B.Y.O.B., segunda faixa do excelente e bem recebido Mezmerize.

Comentários

Últimas notícias