MPB

Divergências políticas e discussão sobre vacina contra covid-19 dissolvem Boca Livre

Desentendimentos de Zé Renato, David Tygel e Lourenço Baeta com Maurício Maestro já vinham acontecendo há algum tempo, mas chegaram ao limite após discussão sobre vacinação contra covid-19

Imagem do autor
Cadastrado por

Douglas Hacknen

Publicado em 20/01/2021 às 23:39 | Atualizado em 28/02/2022 às 15:54
Notícia
X

Com mais de 40 anos de estrada, o grupo carioca Boca Livre, que fez história na música brasileira, separou-se. Zé Renato, Lourenço Baeta e David Tygel deixaram o quarteto por divergências políticas com Mauricio Maestro. Os desentendimentos com Maestro já vinham acontecendo há algum tempo, mas chegaram ao limite após uma discussão sobre a vacinação contra covid-19.

"A gente estava conversando no WhatsApp sobre uma gravação que fomos convidados a fazer. Eu falei que toparia ir para o estúdio depois de tomar a vacina e ele [Maestro] disse que não iria se vacinar", contou Zé Renato à Folha de S.Paulo.

"Para mim, ali foi o momento de perceber que a minha presença no Boca Livre não faria mais sentido", acrescentou.

Alinhado ao bolsonarismo, Maestro costuma compartilhar conteúdos de apoio ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Entre as últimas publicações dele, há um vídeo do blogueiro Allan dos Santos, que é investigado no inquérito da fake news, e outro do escritor Olavo de Carvalho.

De acordo com Zé Renato, o motivo não se resume a somente uma divergência ideológica. "É uma decisão política, mas vai além disso. É uma questão humanitária", afirmou à Folha.

O anúncio da saída de Zé Renato, Lourenço Baeta foi feito no último sábado (16) pela empresária e produtora do grupo, Memeca Moschkovich, em uma rede social. Ela comunicou também que não gerencia mais as atividades do conjunto. 

Publicado por Memeca Moschkovich em Domingo, 17 de janeiro de 2021
Publicado por Memeca Moschkovich em Domingo, 17 de janeiro de 2021

Nesta quarta-feira (20), David Tygel, que inicialmente tinha optado por permanecer na banda, anunciou que também sairia. 

Fundado em 1978, o grupo tem sucessos como “Toada (Na Direção do Dia)” e “Quem Tem a Viola”.

 

Tags

Autor