DA MÚSICA NACIONAL

Programa 'Remoto' encerra as atividades do projeto MI Independente

Série de entrevistas com artistas nacionais estreia hoje (24), às 20h, na Rádio Comunitária Aconchego

Imagem do autor
Cadastrado por

Nathália Pereira

Publicado em 24/03/2021 às 17:14 | Atualizado em 26/03/2021 às 12:28
Notícia
X

O pianista pernambucano Amaro Freitas é o artista entrevistado no episódio de estreia do Remoto, programa semanal em linguagem podcast idealizado e executado pela equipe do projeto MI Independente: Diego Pessoa (também do Hominis Canidae), o pesquisador Rafael de Queiroz, Rodrigo Édipo (portal Embrazado) e o designer Raul Luna. A conversa vai ao ar hoje (24/3), a partir das 20h, na Rádio Comunitária Aconchego (radioaconchego.milharal.org).

Outras 51 entrevistas serão veiculadas, sempre nas noites de quarta-feira. Todo o conteúdo será disponibilizado futuramente em miremoto.bandcamp.com.

Na conversa conduzida pelo pesquisador e doutorando em comunicação Rafael de Queiroz, Amaro comenta, entre outros temas, sobre seus primeiros contatos com o universo de feitura da música, processo intimamente ligado à religião de sua família, que é evangélica. Ele conta que se aproximou do conhecimento musical por insistência principalmente do pai, sem entendimento formal, mas multi-instrumentista, como enfatiza o filho.

"Meu pai me apresentou a um barbeiro, que era um cara que conhecia um pouquinho mais de música, e esse cara começou a me ensinar na barbearia. Meu pai me levava e esse cara cortava o cabelo da pessoas, fazia a barba e me dava dicas de harmonia, de teoria musical, de acordes, de assuntos teóricos que são dados em escolas de música, em conservatório... eu consegui aprender com esse cara", detalha o músico, já nos minutos iniciais.

"A gente tinha um compromisso missionário de levar a palavra do Senhor, de levar esse amor de Cristo às pessoas, então a gente saía com a banda tocando em cruzadas, em eventos da igreja, e meu pai sempre gostou muito de cantar. Ele sempre cantou e eu sempre estive lá tocando. Foi um momento bem especial da minha vida" continua ele, no papo com duração de cerca de uma hora.

Leia também: Amaro Freitas renovando a tradição do piano em Pernambuco

Leia também: Lançamento da 15ª edição da Outros Críticos terá show online de biarritzzz

Além de Amaro Freitas, nomes como Mateus Aleluia, Kiko Dinucci, Edgar e Yuri Bruscky também compõem o time de artistas nacionais ouvidos. As entrevistas do Remoto foram gravadas a distância, entre 2015 e 2020, a partir de uma ideia que começou a ser articulada em 2014, apesar do diálogo que acabou estabelecendo com a atual condição de feitura de arte e comunicação no País, por causa da pandemia.

"Remoto é um projeto resultado de meia década de curadoria, pesquisas e entrevistas, um mapeamento do Brasil musical independente que por coincidência (ou não) vem ao ar em uma época de isolamento", observa Raul Luna. O programa aguça ainda mais os sentidos ao incluir - ou não excluir - chiados e barulhinhos costumeiros das trocas via videoconferências.

 

MI Independente

Os 52 episódios do Remoto encerram as atividades ligadas ao MI Independente, projeto de entrevistas com artistas pernambucanos iniciado há pouco mais de uma década. Dentro dele foram lançados três volumes físicos da revista MI Independente, com dez entrevistas cada, e uma quarta edição, digital, e lançada através de um portal online. O programa de rádio, então, usa a terceira e última plataforma para desaguar as andanças do MI.

"Todos nós acreditamos que conseguimos realizar um trabalho coletivo bem interessante. O Remoto é um baita encerramento. Temos trabalhos individuais e achamos que fechar a MI em um programa de rádio bonito como esse seria o melhor caminho", comenta Diego Pessoa ao JC.

"A pesquisa da MI foi finalizada com o Remoto e encerramos nossa participação, seguindo com nossos outros projetos", complementa Rodrigo Édipo.

Remoto tem curadoria assinada por Diego Pessoa, Rafael de Queiroz, Rodrigo Édipo e Raul Luna; entrevistas por Rafael de Queiroz e Rodrigo Édipo; edição de áudio por Raul Luna e Hugo Coutinho; produção e produção executiva feitas por Diego Pessoa e Rodrigo Coutinho.

O programa conta com apoio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura-PE).

Serviço:
Lançamento do Remoto — Um programa MI
Quando: Hoje (24/3, quarta-feira)
Horário: 20h
Onde: Rádio Comunitária Aconchego (radioaconchego.milharal.org)

Tags

Autor