No Dia de São Jorge, relembre músicas que citam o santo guerreiro
Da conhecidíssima Lua Bonita, de Zé do Norte, passando por Lua de São Jorge, de Caetano, Jorge da Capadócia, de Jorge Ben Jor, e chegando a São Jorge, do Metá Metá, e Meu São Jorge, de Lia de Itamaracá, o santo guerreiro está presente em várias músicas brasileiras
Da conhecidíssima Lua Bonita, de Zé do Norte, passando por Lua de São Jorge, de Caetano Veloso, Jorge da Capadócia, de Jorge Ben Jor, e chegando a São Jorge, do Metá Metá, e Meu São Jorge, de Lia de Itamaracá, o santo guerreiro, um dos mais populares do País, está presente em várias músicas brasileiras. Neste 23 de abril, em que se comemora o Dia de São Jorge, relembre algumas dessas canções:
Lua bonita - Zé do Norte
"Lua bonita, me faz aborrecimento, ver São Jorge no jumento, pisando no teu clarão. Pra que casastes com um homem tão sisudo, que come dorme, faz tudo, dentro do teu coração?". Originalmente gravada em 1953 por Zé do Norte para a trilha sonora de "O Cangaceiro", Lua Bonita já ganhou belas interpretações como a de Raul Seixas e a de Maria Bethânia.
Lua de São Jorge - Caetano Veloso
No álbum Cinema Transcendental, lançado em 1979, Caetano Veloso também trata da vinculação do santo guerreiro à lua. "Lua de São Jorge, cheia, branca, inteira. Ó minha bandeira, solta na amplidão"
Jorge da Capadócia - Jorge Ben Jor
Jorge da Capadócia faz parte do álbum Solta O Pavão, de 1975. Na letra, Jorge Ben Jor descreve o sentimento de proteção através da fé no santo guerreiro. Cordas e correntes se arrebentem, sem o meu corpo amarrar, pois eu estou vestido com as roupas e as armas de jorge".
Meu São Jorge - Lia de Itamaracá
A mais célebre cirandeira do Brasil, Lia de Itamaracá, canta para o santo guerreiro em Meu São Jorge, letra de Ganga Barreto e Severina Baracho no disco Ciranda Sem Fim, de 2019.
Estampas Eucalol - Xangai
Conhecida na voz de Xangai, Estampas Eucalol, escrita Hélio Contreiras, narra as aventuras imaginárias de um menino em seu cavalo, incluindo a do dia em que ele salvou Jorge. "São Jorge ia pra lua, lutar contra o dragão. São Jorge quase morria, mas eu lhe dava a mão".
São Jorge - Metá Metá
No álbum MetaL MetaL, lançado em 2012, o trio Metá Metá, formado por Juçara Marçal, Kiko Dinucci e Thiago França, homenageia São Jorge na faixa homônima. "Guerreio é no lombo do meu cavalo, bala vem mas eu não caio, armadura é a proteção".