MÚSICA

Google homenageia DJ sueco Avicii, precursor da popularização da música eletrônica a nível mundial

O artista, cujo nome era Tim Bergling, completaria 32 anos na data

Julianna Valença
Cadastrado por
Julianna Valença
Publicado em 08/09/2021 às 10:26
Reprodução
Google homenageia o DJ sueco Tim Bergling, conhecido como Avicii. - FOTO: Reprodução

Nesta quarta-feira (8), o Google homenageia o DJ sueco Tim Bergling, conhecido como Avicii - considerado um dos precursores da popularização da música eletrônica a nível mundial. O artista completaria 32 anos na data. Ele cometeu suicídio em 2018. Além de uma ilustração comemorativa do DJ colocada no lugar do tradicional símbolo do Google, a plataforma também compartilhou com os internautas um clipe da música “Wake Me Up”, grande sucesso de Avicii.

>> 'Ele queria encontrar paz', diz comunicado da família de Avicii

>> Namorada publica homenagem a DJ Avicii em redes sociais

Nascido em 1989, na cidade de Estocolmo, na Suécia, o músico absorveu bastante dos ritmos soul dos anos 60 e do glam-rock dos anos 80. Além desses gêneros, outros também fizeram parte da influência para sua educação e construção musical. Ainda jovem, aos 16, Tim Bergling começou a escrever músicas eletrônicas e melódicas.

Em 2011, o artista lançou o hit "Levels", assumindo o nome artístico de “Avicii”. A faixa abriu caminho para a música eletrônica como uma das primeiras produções do gênero a subir nas paradas pop. Dois anos depois, o sucesso “Wake Me Up” deu a Bergling o prestígio de ser um dos primeiros DJs e produtores a dividir os holofotes anteriormente reservados para vocalistas e instrumentistas.

Em poucos anos, Avicii conquistou diversos prêmios musicais globais, como o Grammis Awards de Melhor Inovador (2012) e o Melhor Artista (2014), bem como o World Music Award de Melhor Artista de Dança Eletrônica (2014) e o MTV Music Award de Melhor Dance Music Video (2018). Além também de receber indicações importantes como ao Grammy.

Divulgação
Google homenageia o DJ sueco Tim Bergling, conhecido como Avicii. - Divulgação

Avicii Arena

Três anos após sua morte foi anunciado que o nome da Ericsson Globe, Arena de Estocolmo, seria alterado para Avicii Arena, em homenagem ao músico. O local se destaca hoje como um ambiente de promoção de eventos, além também de ser um centro de troca de ideias com foco na saúde mental. A iniciativa é liderada pela Fundação Tim Bergling - organização fundada pela família do artista para homenagear a vida e o legado de Tim.

 

O intuito é combater o estigma associado ao suicídio e promover a conscientização sobre a saúde mental, especialmente entre os jovens em todo o mundo. A fundação também apoia o trabalho de assistência em áreas como mudanças climáticas, fome global e preservação da vida selvagem e espécies ameaçadas de extinção, grandes paixões de Tim.

Comentários

Últimas notícias