Música

Envy of None traz de volta Alex Lifeson, do Rush

Banda lança oficialmente disco homônimo nesta sexta-feira (08) ; as músicas são influenciadas por elementos pop, trippy e dark, flertando com o blues e o progressivo

Imagem do autor
Cadastrado por

João Carvalho

Publicado em 07/04/2022 às 10:56 | Atualizado em 07/04/2022 às 12:04
Notícia
X

Depois de quase um ano de expectativa, desde que foi anunciado o projeto, chega nas plataformas digitais e na versão física, o primeiro trabalho da banda Envy Of None, com disco sendo batizado com o título homônimo.

Seria mais um trabalho de mais uma banda, se não fosse um detalhe: quatro músicos experientes que se juntaram para um projeto totalmente diferente do que fizeram em suas carreiras. A cereja desse bolo: entre eles, o guitarrista Alex Lifeson, da lendária banda na canadense Rush.

O lançamento oficial acontece nesta sexta-feira (08).

Com o fim do Rush, em 2015, e a morte do baterista e letrista da banda, Neil Peart, em 2020, houve um hiato no trabalho de Lifeson. Mas, em junho do ano passado, como publicamos no JC, foi anunciado o projeto, que conta ainda o baixista Andy Curran , a vocalista Maiah Wynne e o guitarrista Alfio Annibalini.

 

Em “Envy of None”, as músicas são influenciadas por elementos pop, trippy e dark, flertando com o blues e o progressivo. O trabalho traz 11 faixas, com uma marca forte do synth pop, como nas duas primeiras faixas “Never Said I Love You” e “Shadow”.

Passeia também pelo rock industrial, como nos singles lançados na internet “Look Side” e “Liar”. Em “Dogs Life”, um rock com arranjos pouco mais pesados.

Além dos quatro músicos, o disco conta também com contribuições dos bateristas David Quinton Steinberg (Dead Boys, The Mods) e Tim Oxford (Arkells). Detalhe: os músicos ficaram impressionados com o talento de Wynne, segundo Curren.

“Maiah se tornou minha musa”, registrou Alex. “Ela foi capaz de trazer todo seu senso de melodia em faixas como “Liar” e “Look Inside”. Depois de ouvir seus vocais em “Never Said I Love You”, eu me senti muito animado”, relatou Alex, numa entrevista para a imprensa americana.

“Eu nunca tive esse tipo de inspiração trabalhando com outro músico. Quando dizemos que ela é especial, é porque ela é realmente muito especial!”, explicou.

Sobre o som da banda, Andy Curren foi enfático. “É como se você pudesse imaginar o Massive Attack com um pouco de material eletrônico e influências do Nine Inch Nails. Algum som dark e pesado. É mais ou menos assim que esse projeto parece”, afirmou Curren.


Homenagem a Neil Peart

O álbum encerra com uma balada tocada no violão, “Western Sunset”, em homenagem ao amigo Neil Peart. Peart faleceu em janeiro de 2020, vítima de um câncer raro no cérebro.

“Visitei Neil quando ele estava doente”, diz Alex Lifeson.“Estava na varanda dele vendo o pôr do sol e encontrei inspiração”, lembrou.

“Há uma finalidade sobre um pôr do sol, meio que ficou comigo durante todo o processo. Tinha significado. Foi o clima perfeito para descomprimir depois de todas essas texturas diferentes… uma boa maneira de fechar o disco”, concluiu.

 

 

Divulgação
Disco chega nas plataformas digitais e também na versão física em CD e vinil - Divulgação

"Envy of None"

1.Never Said I Love You
2.Shadow
3.Look Inside
4.Liar
5.Spy House
6.Dog’s Life
7.Kabul Blues
8.Old Strings
9.Dumb
10.Enemy
11.Western Sunset

Tags

Autor