HOMENAGEM

Lia de Itamaracá conhece seus sambas enredos de escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo no Carnaval 2024

Os sambas enredo da Império da Tijuca e da Nenê de Vila Matilde baseia-se na inspiradora história da artista pernambucana

Imagem do autor
Cadastrado por

Filipe Farias

Publicado em 14/09/2023 às 21:24 | Atualizado em 15/09/2023 às 16:54
Notícia
X

Nesta semana, as escolas Império de Tijuca, do Rio de Janeiro, e Nenê de Vila Matilde, de São Paulo, escolheram seus respectivos sambas enredos que irão homenagear Lia de Itamaracá, nos desfiles do Carnaval 2024. Unindo fatos da história da cirandeira, e ressaltando os aspectos poéticos e místicos que a envolvem, os sambas contribuem para levar o legado de Lia ainda mais longe, consagrando a artista pernambucana como uma das mais importantes e representativas da Cultura Popular do Brasil.

O Império da Tijuca levará para a Marquês de Sapucaí, no dia 9 de fevereiro, pela Série Ouro, um samba que desbancou outros quatro concorrentes na disputa. Leva a assinatura dos compositores Eduardo Katata, JC Couto, Henrique Badá, Ferretti da Ponte, Sergio Gil, Gilsinho Oliveira, Gabriel Machado Charuto e Gabriel Cascaro Gavião. O samba será a trilha sonora do enredo “Sou Lia de Itamaracá cirandando a vida na beira do mar” de autoria e desenvolvimento do carnavalesco Junior Pernambucano.

A festa de escolha da música aconteceu na quadra da Unidos da Tijuca e durou a noite toda. Entre grupo de pagode e show de segmentos, a escola também realizou o concurso que definiu a Musa da Comunidade para o Carnaval 2024, Aliny Nascimento, moradora do Morro da Formiga foi a grande vencedora.

Compositor mais antigo em disputas da escola, Eduardo Katata teve a sua segunda vitória na casa, a primeira foi em 2000, e Badá coleciona mais uma vitória, entre muitas outras na agremiação. A escola agora se prepara para a gravação oficial do samba e para o início dos ensaios de canto e comunidade.

NENÊ DE VILA MATILDE

O enredo da Nenê de Vila Matilde em homenagem a Lia de Itamaracá se chama "Cirandando a vida pra lá e pra cá sou Lia, sou Nenê sou de Itamaracá". O samba vencedor é de autoria dos consagrados compositores Kaska, Léo do Cavaco, Silas Augusto, Luís Mancha. Dr. Elio, Vitão e Bruno Giannelli.

O samba baseia-se na inspiradora história de Lia de Itamaracá, que une pesquisa histórica e liberdades poéticas para transmitir a notável jornada deste ícone a cultura popular brasileira. O samba enredo investiga os desafios enfrentados por Lia ao navegar pelas adversidades da vida, à semelhança do simbolismo da "pedra que canta" - Itamaracá, que significa resiliência diante das adversidades.

“A letra entrelaça lindamente elementos da vida de Lia com metáforas como 'Flor de Açucena', uma flor de origem africana que floresce contra todas as probabilidades”, observa Kaska, um dos compositores. "O triunfo de Lia sobre a adversidade, sua emergência como um farol de luz em um cenário desafiador, reflete a tenacidade desta flor única. Lia de Itamaracá, personificação de força, determinação e riqueza cultural, brilha como estrela-guia neste expressivo samba enredo. A composição resume sua jornada da obscuridade ao reconhecimento global, celebrando seu profundo impacto na música, na cultura e na história”, diz o compositor.

A frase evocativa “pisei na pedra a pedra balanceou” de um Ponto de Umbanda gravado recentemente por Lia, ressalta as lutas inerentes ao início da vida da artista, simbolizando sua resiliência e eventual ascensão à proeminência. O samba enredo entrelaça perfeitamente letras comoventes, batidas rítmicas e melodias vibrantes, refletindo o espírito vibrante de Lia. “Cirandando a vida pra lá e pra cá sou Lia, sou Nenê sou de Itamaracá” promete ser uma ode harmoniosa a um luminar cultural cujo legado continua a repercutir mundialmente.

Tags

Autor