MÚSICA

Baile do Menino Deus: Trilha sonora com Lia de Itamaracá, Chico César, Tizumba e mais chega ao streaming

Silvério Pessoa, Surama Ramos, Isadora Melo e Lucas dos Prazeres também estão entre os intérpretes do álbum; espetáculo de 2023 ocupa o Marco Zero nos dias 23, 24 e 25 de dezembro

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 21/12/2023 às 12:23 | Atualizado em 21/12/2023 às 12:56
Notícia
X

A trilha sonora do "Baile do Menino Deus", espetáculo que está completando 40 anos em 2023, chegou às plataformas digitais nesta quinta-feira (21). O conteúdo é referente ao filme lançado em 2021, dirigido por Tuca Siqueira, formato encontrado pela produção para manter a tradição durante a pandemia do coronavírus.

Entre os intérpretes estão vários nomes da música pernambucana e brasileira, como Lia de Itamaracá, Silvério Pessoa, Chico César, Surama Ramos, Tizumba e mais.

Neste ano, o Baile será realizado nos dias 23, 24 e 25 de dezembro, às 20h, com expectativa de atrair mais de 75 mil pessoas. No terceiro dia, será transmitido ao vivo através do YouTube. Neste ano, o Baile escala como José um ator indígena pela primeira vez. No papel de Maria, está uma atriz negra.

Faixas

A faixa de abertura, "Romã Romã", é cantada por Silvério, que é integrante da montagem desde 2005. O paraibano Chico César faz solo na faixa "Caboclinhos", homenagem à dança popular nos carnavais nordestino.

MORGANA NARJARA
Chico César durante as gravações do filme do Baile do Menino Deus em 2021 - MORGANA NARJARA

Originalmente um baião, "Burrinha", dedicada a um dos personagens mais marcantes do auto natalino, ganha elementos rítmicos do coco e é entoada pela cirandeira Lia de Itamaracá.

"José e Maria", dedicada ao personagem bíblico, é cantada por Surama Ramos, preparadora do coro adulto e um dos destaques vocais do espetáculo desde 2012, quando passou a integrar o grupo de solistas.

Compromisso com festas populares

Já "Cantiga para acalentar o menino" é entoada por Isadora Melo, que estreou como cantora profissional no espetáculo e agora segue uma elogiada carreira solo. No filme de 2021, ela recebeu o papel de Maria, mãe de Jesus, cantando ainda "Beija-Flor e Borboleta" e a trilha da celebração do nascimento do menino, "Baile do Menino Deus".

Uma das mais dançantes do álbum, "Ciganinha" é uma música em compasso 6/8 com sotaque flamenco cantada por Gabi da Pele Preta. Ganhou novo arranjo de Rafa Marques, com viola de arco e o clarinete dividindo solo na repetição da música.

Percussionista, bailarino, cantor e compositor, Lucas dos Prazeres foi convidado para "Anjo". O monstro Jaraguá, presente nas Festas de Reis populares no Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do país, ganha música homônima defendida pelo mineiro Tizumba. Como nas festas populares, o encerramento se dá com a "Despedida" do público.

Músicos

As 11 faixas foram gravadas por uma orquestra formada por Alexandre Rodrigues (flautas), Aristide Rosa (violão), Emerson Coelho (percussão), Emerson Rodrigues (percussão), Jerimum de Olinda (percussão), João Pimenta (baixo), Karol Maciel (sanfona), Laila Campelo (viola) e Rafa Marques (bandolim e cavaquinho) também assina a direção musical.

Escrito por Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima e com músicas de Antonio Madureira, o auto de Natal conta a milenar história do nascimento de Jesus a partir de elementos da cultura brasileira, em contraposição aos formatos importados de celebração com neve, renas, trenó e Papai Noel.

SERVIÇO
Baile do Menino Deus: Uma brincadeira de Natal
Onde: Praça do Marco Zero do Recife (Recife Antigo, Recife)
Quando: 23 a 25 de dezembro, às 20h
Quanto: Acesso gratuito

Tags

Autor