Contra o abuso infantil

INICIATIVA TV Cultura e TV Rá Tim Bum alertam sobre crimes à crianças e adolescentes

Da redação com agência
Cadastrado por
Da redação com agência
Publicado em 12/10/2020 às 2:00
TV CULTURA/DIVULGAÇÃO
CIDADANIA O ator Cássio Scapin é um dos artistas da campanha - FOTO: TV CULTURA/DIVULGAÇÃO
Leitura:

Estreou este mês na TV Cultura, TV Rá Tim Bum (canal infantil fechado) e nas redes sociais dos canais, a campanha contra o abuso sexual Ninguém Mexe Comigo. Com música composta pela cantora Bruna Caram, a ideia é ajudar crianças e adolescentes a identificarem situações de potencial abuso e aprenderem a se defender (gritar, correr, contar ou discar 100). A versão adulta do vídeo musical tem estética dos anos 1950, com apresentação do ator Cassio Scapin — conhecido pelo público como Nino, do Castelo Rá-Tim-Bum — e a participação de 40 artistas do cenário artístico brasileiro, que atuaram voluntariamente.

Diante da preocupante estatística de que a cada 7 minutos uma criança ou adolescente são abusados no Brasil, geralmente por um parente ou pessoa próxima, o musical Ninguém Mexe Comigo quer incentivar os adultos a somarem suas vozes à rede de proteção da infância.

A produção e as gravações aconteceram durante a pandemia de Covid-19 e seguiram todas as diretrizes e protocolos de segurança. Segundo Antonio Roberto, diretor geral do musical, foi muito gratificante despertar o interesse e engajamento de grandes nomes da cena artística brasileira e vários outros artistas do teatro, música e televisão. "Esta história não é de hoje e mesmo assim pouco se fala. Agora, vamos cantar juntos e mudar essa história", diz Cassio Scapin, reforçando a urgência da causa.

Lançado há quatro meses, uma versão infantil do clipe foi divulgado amplamente nas redes sociais e ganhou repercussão internacional, com letra traduzida para oito idiomas. Muitos pais conheceram o Disque 100 (Direitos Humanos), abriram espaço de diálogo com os filhos sobre proteção e uma criança surda relatou à mãe que estava sendo abusada após assistir à canção lançada em maio com interpretação de libras.

Sobre este fato, Paola Bellucci, idealizadora da Ninguém Mexe Comigo, reflete: "Salvar uma criança dos abusos é o mesmo que salvar a humanidade. Nosso foco é conscientizar cada jovem e adulto que nossa missão é eliminar o abuso sexual infantil do Brasil e do mundo".

 

Comentários

Últimas notícias