Delícias

Chef Rivandro França apresenta receitas vencedoras do Cuscuz da Gente

Pratos foram sugeridos pelo público do programa Sabor da Gente, da TV Jornal, e terminaram como os primeiros colocados na votação popular

JC
JC
Publicado em 11/04/2021 às 9:15
Notícia
YACY RIBEIRO/JC IMAGEM
PRIMEIRO LUGAR Chef Rivandro recebe as irmãs Rosália Maria (C) e Maria Betânia, campeãs do Cuscuz da Gente - FOTO: YACY RIBEIRO/JC IMAGEM
Leitura:

Quem acompanha a programação da TV Jornal sabe que os principais ingredientes do Sabor da Gente são criatividade e diversão, regadas a muito sabor nordestino. Para incrementar ainda mais essa receita de sucesso, o programa passa a exibir, a partir desta segunda-feira (12), os pratos ganhadores do Cuscuz da Gente, projeto especial da emissora que valoriza o flocão de milho como ingrediente principal na preparação de comidas.

Até a próxima sexta (16), o chef Rivandro França vai compartilhar os truques e segredos das cinco receitas mais votadas pelo público. A cada dia, um prato inovador que promete surpreender os telespectadores. "Vamos mostrar para o pessoal de casa várias formas diferentes de fazer um flocão. O cuscuz, além de estar em nossa mesa, tem a cara do povo pernambucano, a cara da nossa audiência. Isso é bem bacana, porque nosso programa tem essa identificação popular e esse projeto nos aproxima ainda mais do nosso público", pontua Rivandro.

Leia também:

>> JC Clube: padarias ampliam serviços para funcionar na pandemia

>> Conheça receitas campeãs do projeto Cuscuz da Gente

Após uma triagem feita pela produção do programa, nove receitas finalistas foram indicadas para a votação popular. Dentre elas, o público escolheu com qual delas mais se identificava para que o chef pudesse preparar no programa. No total, as cinco receitas mais bem votadas foram contempladas pela premiação final.

A "Polenta Cremosa com Ragu de Moela de Frango", de Raphaella dos Santos, foi a quinta colocada. Para ela, a participação no Cuscuz da Gente vai muito além da premiação: é um merecido reconhecimento a este ingrediente tão presente na mesa dos pernambucanos. "Para mim, é um prazer participar desta ótima iniciativa da TV Jornal. Hoje, o nosso amarelinho famoso está tendo o reconhecimento justo, como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco e acredito que essa homenagem deverá chegar ao Estado também. Estou muito grata pela minha receita ser uma das mais votadas. Devo essa alegria à minha família, amigos, público e, sobretudo, à TV Jornal pela oportunidade impar", comemora.

JAILTON JR/JC IMAGEM
Raphaella dos Santos é a quinta colocada com o prato "Polenta Cremosa com Ragu de Moela de Frango" - JAILTON JR/JC IMAGEM

A participante Luana Barros, que conquistou o quarto lugar no ranking, decidiu apostar em um "Bolo Delícia de Flocão". Ela comenta que criou a receita despretensiosamente para participar do projeto e se surpreendeu com o resultado. "Quando vi o chef Rivandro anunciando o Cuscuz da Gente, fiquei pensando em algo que eu pudesse criar para me inscrever. Antes eu trabalhava com salgados, mas de uns tempos para cá minha vida é só doce. Então, decidi fazer um bolo de fubá, adaptando uma receita-coringa que tenho. Depois, pensei em combiná-la com meu brigadeiro Romeu e Julieta, de que todos gostam. E está aí o resultado: caiu no gosto do público", celebra.

FOTOS: JAILTON JR/JC IMAGEM
Luana Barros apostou no "Bolo Delícia de Flocão" para o Cuscuz da Gente - FOTOS: JAILTON JR/JC IMAGEM

O terceiro lugar ficou para a "Panqueca de Fubá com Moqueca de Camarão", preparada por Josefa Carvalho. Ela conta que fazer o prato foi um verdadeiro ato de superação. "Está sendo uma experiência indescritível. O Cuscuz da Gente despertou em mim o desejo de realizar os meus sonhos e não há preço que pague essa descoberta. A superação de me reinventar foi um grande presente. Muita gratidão a Deus, à minha família e aos meus queridos amigos pelo carinho, apoio e dedicação no processo de votação. Obrigado também ao chef Rivandro e à TV Jornal pela oportunidade", agradece.

JAILTON JR/JC IMAGEM
"Panqueca de Fubá com Moqueca de Camarão" foi a sugestão de Josefa Carvalho, terceira colocada no Cuscuz da Gente - JAILTON JR/JC IMAGEM

Já a "Coxinha de Flocão sem Glúten e Lactose" ocupou o segundo lugar entre as mais votadas. Criada por Izabel Cristina, o prato surgiu do desejo de associar os sabores de comidas populares. "No Nordeste, utilizamos muito o flocão para fazer o cuscuz. Mas quando eu vi a proposta do Cuscuz da Gente, pensei logo em combinar essa tradição com a coxinha, porque eu trabalho com salgados. É uma proposta nova e que deu certo".

Jailton Jr./JC Imagem
Izabel Cristina despertou toda sua criatividade com a receita de "Coxinha de Flocão sem Glúten e Lactose" - Jailton Jr./JC Imagem

Por fim, quem levou a melhor com o "Cuscuz em forma de Broa" foram as irmãs Maria Betânia e Rosália Maria, que dividem o primeiro lugar. Para elas, o amor associado ao flocão de milho foi o pulo do gato para levar o prêmio. "Nosso segredo para tudo ficar uma delícia é o amor. Vendemos salgados no Alto José do Pinho a preço popular de R$ 1 e todo mundo gosta. Com a nossa broa não seria diferente e estamos muito felizes", revela Maria Betânia.

As irmãs ganhadoras tiveram a oportunidade de acompanhar de perto o programa, nos estúdios da TV Jornal, além de levar para casa uma SmartTV LG de 32 polegadas. Os cinco ganhadores levaram um kit de produtos de flocos de milho.

Comentários

Últimas notícias