PROGRAMAÇÃO

Por Aqui, com Fábio Araújo, estreia na TV Jornal para dar voz às comunidades

Novo programa jornalístico estreia nesta segunda-feira (14), a partir do meio-dia

Imagem do autor
Cadastrado por

Marília Banholzer

Publicado em 10/06/2021 às 15:00 | Atualizado em 10/06/2021 às 17:58
Notícia
X

Ouvir e dar voz às comunidades. Esta é a premissa do "Por Aqui", novo programa jornalístico da TV Jornal. A nova atração estreia nesta segunda-feira (14), ao meio-dia, sob o comando do apresentador Fábio Araújo. A ideia é que o programa aprofunde discussões em torno de temas sensíveis à população pernambucana, além de abrir espaço para que o telespectador possa colaborar ativamente e se sentir representado.

O nome da atração traz diversos significados. O "Por Aqui" quer estar presente nas comunidades, como o título já diz, mas também quer dizer que informação de qualidade o telespectador encontra por aqui. Há ainda um terceiro significado, o de mostrar indignação. "É uma frase que a gente sempre usa quando está esgotado de algo: 'eu estou por aqui disso ou daquilo'. Então também tem essa proposta de se indignar com os problemas para tentar propor e cobrar soluções", explica Erilson Gouveia, gerente de produção e programação da TV e Rádio Jornal.

À frente da atração, o jornalista Fábio Araújo promete mais empatia pelos problemas das comunidades. "Jornalismo não é só jornalismo, é inclusão. O povo tem que ser o protagonista. O estúdio não tem que ser um lugar frio, tem que ser uma extensão da rua", opina.

Para conseguir dar voz às pessoas, uma grande equipe atuará por trás e na frente das câmeras. De acordo com Erilson Gouveia, a equipe de reportagem deverá fazer diversas entradas ao vivo, trazendo informações diversas, desde o jornalismo mais factual até as notícias dos esportes e entretenimento. "Fábio vai comandar uma atração com um jornalismo atual e com muita opinião, mas com a marca de credibilidade do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC)", afirmou o gerente.

Fábio, por sua vez, conta que participou ativamente do processo de construção do novo programa que entra no ar nesta segunda-feira. "Poder colocar seu DNA num produto como este é um sonho profissional, estou muito feliz", diz ele que garante: "Agora é controlar o frio na barriga e na espinha. Mas esse friozinho tem que existir todos dias antes de entrar no ar, caso contrário, é melhor pendurar as chuteiras."

Quem é Fábio Araújo

O novo apresentador da TV Jornal, que assume do desafio de comandar o "Por Aqui", é o paranaense com alma nordestina Fábio Araújo, de 40 anos. Apesar de ter nascido no Paraná, ele veio ainda criança morar na Paraíba. Há apenas dois anos está no Recife com a esposa, com quem tem dois filhos. Ele afirma que  sua experiência de repórter nas ruas da capital pernambucana lhe dá a bagagem necessária para se sentir digno de ser a voz do povo. "Na Paraíba eu apresentei um programa policial por nove anos. Aqui no Recife já atuei como repórter de rua, entrando e saindo de comunidades, mostrando os problemas do Estado. Então, eu sei como as pessoas precisam ter voz ativa e querem ser ouvidas", analisa. 

Fábio diz que estuda bastante para poder opinar sobre os problemas diversos e saber exatamente a quem cobrar as soluções necessárias. A opinião, inclusive, dever uma das marcas da sua condução do programa jornalístico. "O que posso garantir é ter empatia por quem mais precisa, ter opiniões claras e, de certa forma, duras, mas sempre tentarei ser justo", promete o apresentador.

Tags

Autor