RIO DE JANEIRO

Ator Paulo José morre aos 84 anos

Ele estava internado há 20 dias e faleceu em decorrência de uma pneumonia

Imagem do autor
Cadastrado por

Marília Banholzer

Publicado em 11/08/2021 às 20:16 | Atualizado em 11/08/2021 às 20:41
Notícia
X

Considerado uma lenda televisão, o ator Paulo José morreu aos 84 anos, nesta quarta-feira (11), no Rio de Janeiro. Ele estava internado há 20 dias e faleceu em decorrência de uma pneumonia. A informação foi confirmada pela Tv Globo. Há mais de 20 anos, o ator sofria de Mal de Parkinson. Paulo José deixa esposa e quatro filhos: Ana, Bel e Clara Kutner, de seu relacionamento com a atriz Dina Sfat, além Paulo Henrique Caruso.

O ator se destacou por protagonizar filmes como "Todas as Mulheres do Mundo", de Domingos Oliveira, "Macunaíma" e "O Padre e a Moça", de Joaquim Pedro de Andrade, além de novelas como "Por Amor" e "Explode Coração". paulo José estava longe da TV há sete anos. Sua última e mais emocionante aparição na TV foi como o vovô Benjamin na novela ‘Em Família’ (2014), de Manoel Carlos. Ele era o pai de Virgílio (Humberto Martins) e, como na vida real, seu personagem sofria de Mal de Parkinson.

Paulo José nasceu em Lavras do Sul, interior do Rio Grande do Sul, e dedicou sua vida à dramaturgia, sendo ator, roteirista e diretor. Ele estreou como ator em 1961, na peça "Testamento de um cangaceiro", mas iniciou sua carreira artística em 1966 no filme "O Padre e a Moça", no papel do Padre. Na televisão, estreou em 1969 como Zé Mário na telenovela "Véu de Noiva".

No entanto, sua consagração veio dois anos mais tarde, ao interpretar o personagem Samuca em "Assim na Terra Como no Céu". Em 1972, se destacou ao lado de Flavio Migliaccio na telenovela "O Primeiro Amor", com quem depois formaria a dupla cômica "Shazan e Xerife".

Nas redes sociais, diversos artistas lamentaram a morte de Paulo José, como o cineasta Kleber Mendonça Filho, diretor de filmes como "Bacurau" e "Aquarius", as jornalistas Barbara Gancia e Leilane Neubarth, o ator Marcelo Medici, entre tantos outros. Na segunda-feira, ao estrear como Dom Pedro II na nova novela da Globo, Nos Tempos do Imperador, o ator Selton Mello dedicou o protagonista a quem ele chamou de "meu maior mestre": "Esperei mais de 20 anos por algo assim. (...) Vasculhar o passado, para transformar o presente & iluminar o futuro. Este trabalho é dedicado ao meu maior mestre: Paulo José. O ator que me mostrou a maneira de imprimir o máximo, com o mínimo de recursos. Ele me abriu portais. Meu amor por ele é gigante. Paulo, eu faço meu trabalho pensando sempre como você faria. Te amo".

Tags

Autor