TELEVISÃO

Antonio Calloni fala sobre seu personagem esquizofrênico em "Além da Ilusão"

Ator vive o juiz Matias Tapajós na novela das seis da TV Globo

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 08/08/2022 às 0:05
Notícia
X

Agência Estado

Em Além da Ilusão, novela das seis da TV Globo, Antonio Calloni interpreta o juiz Matias Tapajós, diagnosticado com esquizofrenia. O tema tem proximidade com a vida pessoal do ator — ele diz ter vivido o problema dentro de casa. "Tenho um caso na família, que é o de minha avó. Ela era esquizofrênica e a irmã gêmea dela, que vivia na Itália, também era. Conheci as duas", revela o ator. Segundo conta, "elas eram idênticas, inclusive na doença".

Foi ainda na infância, ele devia ter 12 anos. "Tem uma história muito bonita com a minha avó, que acordava gritando no meio da noite. Ela dizia 'eu perdi o trem', mas em italiano", recorda. Então Calloni levantava para ver o que ocorria e via a avó na porta do quatro, com uma trouxa de roupa no ombro, esperando o trem. "E eu dizia para meus pais 'calma, porque eu também vi o trem passar', e daí eu criava uma história com ela", conta.

O menino ia mostrando para a avó que não existia o trilho, que o chefe da estação não estava mais ali, e a levava de volta para a cama, onde conversavam muito. "Eu entrava na loucura dela e ia trazendo ela de volta, e ela ia se acalmando e dormia."

Para viver o atormentado Matias, Calloni explica que não precisou de uma preparação específica, como em qualquer outro trabalho. "Eu sinto muito prazer em entrar nesse universo onírico infantil", conta o ator, que diz que o princípio da atuação é o mesmo de quando "a gente brincava de faz de conta quando criança". Quanto ao personagem em si, o ator é categórico em dizer que nada do que é humano lhe é estranho. "Tenho todas as possibilidades dentro de mim: ódio, amor, poder de destruir e construir. A humanidade é assim."

PRESENÇA ESPECIAL

No capítulo que foi ao ar dia 29, a atriz Glória Pires entrou em cena na novela interpretando a psiquiatra Nise da Silveira, personagem que viveu no filme de Roberto Berliner, em 2015. Na cena curta, que teve intenção de prestar homenagem à médica, Matias estava internado no sanatório, e Leônidas (Eriberto Leão), ao descobrir que a doutora Nise está no local explicando sua forma de trabalho, consegue levá-la até ele, que está amarrado a uma maca, e conversa sobre sua terapêutica, conseguindo acalmá-lo.

Tags

Autor