Filmes brasileiros em destaque na TV e no streaming em junho
Aniversário de 125 anos do cinema brasileiro motivou a exibição e disponibilização de diversos clássicos nacionais
Em comemoração aos 125 anos do cinema brasileiro, celebrado em 19 de junho, canais de TV e plataformas de streaming irão exibir diversos sucessos do audiovisual nacional durante o mês.
No Canal Brasil, a maratona contempla todas as fases emblemáticas do cinema brasileiro, desde 1931, com o longa dirigido por Mário Peixoto, "Limite", até filmes mais recentes que se tornaram sucessos de bilheteria, como "Minha Mãe É Uma Peça" (2013), do saudoso Paulo Gustavo e com direção de André Pellenz.
Outros destaques são os premiados "Bacurau", de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, vencedor do Prêmio do Júri de Melhor Filme no Festival de Cannes em 2019, e "Que Horas Ela Volta", estrelado por Regina Casé e dirigido por Anna Muylaert, que conquistou o troféu de Melhor Longa-metragem de Ficção na Mostra Panorama do Festival de Berlim em 2015.
"A Vida Invisível", de Karim Aïnouz, e "Terra em Transe"’, de Glauber Rocha, vencedores do Un Certain Regard em 2019 e do Prêmio da Crítica Internacional - Fipresci em 1967, ambos no Festival de Cannes, também integram a lista.
O Telecine também preparou uma seleção especial de filmes históricos. Na segunda-feira, além de exibir os recentes "Medusa", "Medida Provisória", "Tô Ryca 2" e "Eduardo e Mônica", o Telecine Premium estreia os inéditos "Desapega!" e "A Porta Ao Lado", às 20h15 e à 0h10, respectivamente.
Já no Telecine Cult, haverá exibição dos clássicos "Rio, 40 Graus", "O Pagador de Promessas", "À Meia-Noite Levarei Sua Alma" e "Cabra Marcado Para Morrer". Todos os filmes podem ser assistidos, a qualquer momento, no catálogo do canal.
Streaming
No streaming, o Globoplay vai disponibilizar um trilho especial com filmes de vários gêneros para todos os gostos. Títulos que vão desde os clássicos do cinema até as mais recentes estreias para assistir quando e onde quiser.
Comédias como "Minha Mãe é uma Peça 3", "Bem-vindo a Quixeramobim", "O Auto da Compadecida", "Um Tio quase Perfeito 2" e "Minha Vida em Marte"; dramas como "Marighella", "Medida Provisória", "Pureza", "Doutor Gama", "2 Filhos de Francisco".
"Amado", "O Rio do Desejo" e "Que Horas Ela Volta"; ação e suspense em filmes como "Bacurau", "Tropa de Elite 1 e 2", "10 Segundos para Vencer", "O Silêncio da Chuva" e "Carandiru"; infantis como "Laços – Turma da Mônica", "Gaby Estrella" e "D.P.A. 2"; e clássicos como "Central do Brasil", "Cidade de Deus", "O Pagador de Promessas", "Bye Bye Brazil", "Dona Flor" e "Macunaíma".