LUTO

Atriz Elizangela morre, aos 68 anos, no Rio de Janeiro

Segundo a Prefeitura Municipal de Guapimirim, a atriz deu entrada no Hospital Municipal José Rabello de Mello com uma parada cardiorrespiratória

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 03/11/2023 às 18:18 | Atualizado em 03/11/2023 às 22:10
Notícia
X

A atriz Elizangela do Amaral Vergueiro morreu, nesta sexta-feira (4), em Guapimirim, no estado do Rio, aos 68 anos. A informação foi confirmada pela prefeitura local. 

Segundo a Prefeitura Municipal de Guapimirim, a atriz deu entrada no Hospital Municipal José Rabello de Mello com uma parada cardiorrespiratória, depois de ser atendida pelas equipes do SAMU.

"A Prefeitura Municipal de Guapimirim, lamenta a morte da consagrada atriz. Esta é a segunda vez que o sistema de saúde do município atendeu Elizangela. Na primeira, Elizangela deu entrada na unidade com graves problemas respiratórios, e depois de algumas semanas, teve alta da unidade", disse a administração municipal.

A outra internação da atriz havia ocorrido em 2022, em decorrência de sequelas respiratórias causadas pela covid-19. Elizângela manifestava publicamente sua posição contrária a vacinação, cujos benefícios são cientificamente comprovados.

CARREIRA

Elizangela do Amaral Vergueiro nasceu em 11 de dezembro de 1954 no Rio de Janeiro, filha do executivo Emílio do Amaral Vergueiro e da dona de casa Rosalinda da Mata Resende Vergueiro.

De acordo com o Memória Globo, a atriz começou a carreira, aos sete anos, na TV Excelsior e, aos 12, estreava na Globo como assistente do 'Capitão Furacão'. Aos 15 anos, fez a primeira novela, 'O Cafona', de Bráulio Pedroso.

Ela participou de novelas de grande audiência produzidas pela Rede Globo, que a contratou em meados da década de 1960. Atuou, por exemplo, em Pecado Capital (1975), Jogo da Vida (1981), Roque Santeiro (1985), Pedra sobre Pedra (1992), O Clone (2002) e mais recentemente Força do Querer (2017) e A Dona do Pedaço (2019).

Em 1966, Elizangela saiu da Excelsior e foi trabalhar na Globo. Em 1978, ela gravou um disco intitulado Elizângela. Na época, a música Pertinho de Você, uma das faixas, passou a figurar entre as mais tocadas do Brasil. Elizângela teve ainda passagens pela TV Manchete e pela Rede Record. Atuou também em diversas peças teatrais e em alguns filmes. Sua estreia no cinema, o filme Quelé do Pajeú (1969), lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz Revelação no Festival de Cinema de Santos.

Os últimos trabalhos na TV foram em 2014, participando do seriado 'Segunda Dama', como Edinéia, e da novela Império, como Jurema. Em 2017, interpretou Aurora, mãe de Bibi (Juliana Paes), na novela 'A Força do Querer'. Sua personagem sofreu ao ver a filha entrar para o mundo do crime, mas se manteve ao lado dela, mesmo quando a situação se complicou. Voltou ao horário das 21h para uma participação em 'A Dona do Pedaço' (2019), de Walcyr Carrasco.

Tags

Autor