André Longo cumpre promessa e coloca usuário como presidente do Conselho de Saúde
O Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE) elegeu nessa quarta (4) o novo presidente e, também, o vice-presidente para o Biênio 2021-2023

O Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE) elegeu nessa quarta (4) o novo presidente e, também, o vice-presidente para o Biênio 2021-2023. Trata-se de vitória para os segmentos 'usuário' e 'trabalhador' do Sistema Único de Saúde – SUS à frente da entidade.
O processo eleitoral se deu após a sanção da Lei 17.700 pelo governador Paulo Câmara, no dia 22 de abril de 2022, normativa que versa sobre mudanças na composição do órgão. Dessa forma, o secretário estadual de Saúde não mais ocupará a cadeira de presidente como representante nato ao cargo.
Foram eleitos como presidente do CES-PE o conselheiro Euclides Monteiro, representante do 'segmento usuário' pelo Instituto Brasileiro Pró Cidadania, e como vice-presidente a conselheira Rosa Maria de Lima Gomes, do 'segmento trabalhador' pelo Sindicato dos Odontologistas no Estado de Pernambuco.

"É um avanço nós usuários e trabalhadores do SUS estarmos na presidência deste órgão do Controle Social. Quero agradecer a todos os envolvidos e à postura do secretário de Saúde de Pernambuco André Longo que, ao assumir em 2019, prometeu que seria realizada eleição para presidência do Conselho ainda no seu mandato e cumpriu. Ganhamos todos nós, a sociedade civil organizada", pontuou Euclides Monteiro.
O processo eleitoral contou ainda com o deferimento da candidatura da chapa 2 composta pelos conselheiros Wilson Alencar e Adma Belarmino que obtiveram 3 votos contra os 23 obtidos pela chapa vencedora.
De acordo com a nova lei, “o presidente e o vice-presidente do CES-PE serão eleitos, entre os membros titulares, no plenário, na primeira Reunião Ordinária, observando a alternância entre os segmentos que o compõe, permitida uma única recondução". O órgão colegiado funciona com a participação da sociedade que tem como funções formular estratégias, controlar e fiscalizar a execução da política estadual de saúde.
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”