Eleições 2022

ELEIÇÕES 2022: Haddad e Tarcísio no 2º turno? Confira os dados

A eleição para o governo de São Paulo irá para o segundo turno.

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Jones Johnson, Eduarda Melo

Publicado em 02/10/2022 às 20:16 | Atualizado em 10/10/2022 às 15:11
Notícia

De acordo com 100% das urnas apuradas, a eleição para o governo de São Paulo vai para o segundo turno entre Fernando Haddad (PT) e Tarcísio Freitas (Republicanos).

No momento, a votação foi a seguinte:

  • Tarcísio (Republicanos): 42,32%
  • Haddad (PT): 35,70%

Perfil de Fernando Haddad

Fernando Haddad, 59 anos, é advogado, professor de ciências políticas da USP e político.

Já foi ministro da Educação nos governos de Lula e Dilma, entre 2005 e 2012. Também já foi prefeito de São Paulo entre 2013 e 2016.

Foi durante seu tempo no comando do Ministério da Educação que houve a criação do Sistema de Seleção Unificada (SISU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e a implementação do Instituto Federal de Educação, entre outros projetos.

Em 2012 foi eleito prefeito de São Paulo, ganhando de José Serra no segundo tuno.

WERTHER ASANTANA/EST. CONTEÚDO
PSOL e PSB disputam espaço na chapa e pleiteiam a vaga de vice na chapa de Fernando Haddad (PT) em São Paulo - WERTHER ASANTANA/EST. CONTEÚDO

Em 2018 foi o representante do Partido dos Trabalhadores na disputa pela presidência da república, substituindo Luiz Inácio Lula da Silva, que estava preso na época. Haddad perdeu para Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno.

Com o apoio de Lula, Fernando Haddad destaca seu passado como ministro na sua campanha para o governo de São Paulo. Ele mencionou poucas vezes seu tempo como prefeito, dando destaque a implementação do Hospital Dia.

Haddad, durante a campanha, também se associou muito à imagem de Geraldo Alckmin (PSB), vice de Lula e ex governado do estado São Paulo.

Outro ponto forte do seu discurso é a economia, onde citou a inflação e a fome no país. Entre suas propostas está o aumento do salário mínimo estadual para R$ 1.580. 

Perfil de Tarcísio

 

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ex-ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, vai concorrer ao governo de São Paulo - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Tarcísio de Freitas (Republicanos), carioca de 47 anos, é engenheiro de formação e também foi militar, sendo chefe na seção técnica da Companhia de Engenharia do Brasil e coordenador da Controladoria Geral da União (CGU).

Em 1996 iniciou bacharelado em ciências militares na AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras) e desde então começou a trabalhar no exército brasileiro.

Ficou conhecido como Ministro da Infraestrutura do Governo Bolsonaro, mas antes atuou como diretor-geral do DNIT em 2014 e foi para a Câmara dos deputados ocupar o cargo de consultor legislativo, na área de desenvolvimento urbano, trânsito e transportes.

Tornou-se coordenador do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), ligado à presidência da República, ficando de 2016 a 2018. Em 2022, se candidatou ao cargo de governador do estado de São Paulo, depois de sair do cargo de Ministro da Infraestrutura do governo.

Tarcísio vinha aparecendo em terceiro colocado nas pesquisas eleitorais, atrás dos adversários Rodrigo Garcia (PSDB) e Fernando Haddad (PT), ambos ex-governadores de São Paulo.

No primeiro turno, Tarcísio assumiu a liderança na disputa, ficando em primeiro lugar com 42,32% dos votos (9.881.995 votos), seguido de Haddad, que obteve 35,70% dos votos (8.337.139).

ELEIÇÕES 2022: APURAÇÃO AO VIVO dos VOTOS no PRIMEIRO TURNO

Tags

Autor