EXPANSÃO

Com presença de João Campos, Tim anuncia cobertura 5G em 100% dos bairros do Recife

Prefeito do Recife anunciou projetos ligados à conectividade 5G na capital

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 10/11/2022 às 14:09 | Atualizado em 11/11/2022 às 10:12
Notícia

A Tim anunciou, na manhã desta quinta-feira (10), que está ampliando a cobertura 5G em todos os 94 bairros do Recife. A operadora já operava a nova faixa de conexão na capital pernambucana desde setembro deste ano, quando passou a funcionar em 19 bairros.

Recife é a quarta cidade a ser 100% coberta pela prestadora no país. Antes dela, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro já contavam com a quinta geração da internet em todo o território.

A empresa revelou que instalou 110 antenas na cidade, todas com fibra ótica e backhaul de alta capacidade. Até o final do ano, a malha da prestadora na cidade será de 165 antenas, número oito vezes maior do que o mínimo obrigatório estabelecido pela Anatel.

Rodrigo Fernandes/JC
João Campos e presidente da TIM Alberto Griselli em evento que marcou cobertura em 100% dos bairros da cidade - Rodrigo Fernandes/JC

O anúncio da ampliação foi feito em uma coletiva realizada no Recife. No evento, o CEO da TIM Alberto Griselli afirmou que Recife é a sede da companhia no Nordeste.

“Temos aqui parte relevante da nossa base de clientes e parceiros muito importantes para a nossa operação. Diante disso, nos dedicamos para que o sinal do 5G puro estivesse disponível o mais rápido possível para todas as regiões da cidade”, afirmou.

João Campos fala em cooperação público-privada

Presente na cerimônia, o prefeito do Recife, João Campos recebeu uma placa das mãos do presidente da operadora, como forma de simbolizar a cobertura total da empresa no município.

“No que precisarem, a prefeitura está à disposição. Precisamos inverter essa lógica de relação com a iniciativa privada. O poder público tem que deixar de ser punitivista e passar a construir com harmonia”, afirmou João.

“Uma sociedade não é feita só de público ou de privado. É preciso ter harmonia, ter diálogo, compreensão, então contem com a gente. E o que houver de entrave ou necessidade de avanço, a gente está pronto para fazer as adequações necessárias para ver o 5G crescendo”, continuou.

Rodrigo Fernandes/JC
João Campos recebe placa do presidente da TIM, Alberto Griselli, no Recife - Rodrigo Fernandes/JC

João também comentou projetos que podem ser realizados na cidade com a conectividade 5G. Ele citou como exemplo operações na iluminação pública e na coleta de lixo.

"A gente hoje tem um projeto para chegar a 50 mil pontos de telegestão na cidade vinculados à iluminação pública. A gente já tem mais de 10 mil deles instalados. Controlamos se aquele ponto está com falha ou não de energia, se deve estar ligado ou desligado, a gente pode avançar para outras áreas", explicou o prefeito.

"A gente vai lançar também um projeto junto à coleta de resíduos recicláveis, que é rastreável, para as pessoas que querem ser informadas do horário que o carro tá chegando. O carro da limpeza tá chegando e ela escolhe ‘quero ser avisada 30 minutos antes’, a gente pega o percurso que ele tá e avisa às pessoas para descer com o lixo no horário correto. Tudo isso é feito atraves de tecnologias como essa".

“Estamos dando um primeiro passo e temos um futuro com 5G, temos ilimitadas possibilidades de melhorias nos serviços”, disse o prefeito.

Também estavam na cerimônia o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tegnologia do Recife, Rafael Dubeux, e a coordenadora do Gabinete do Recife, Ana Paula Villaça.

Implantação em mais cidades pernambucanas

Sobre a liberação do sinal 5G em outras cidades pernambucanas, o vice-presidente da TIM, Leonardo Capdeville, respondeu que depende de liberação da Anatel, e que a conexão só deve ser implantada em mais regiões pernambucanas a partir do próximo ano.

“Precisa ter uma liberação do espectro que a gente usa para o 5G pela Anatel. Esse espectro que a gente utiliza para o 5G tem uso comercial, mas também por outras transmissões via satélite e TV. Existe um trabalho que a Anatel tem que fazer junto ao órgão Gaispi [Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência], que vai fazendo a limpeza do espectro”, comentou.

Jaboatão, por exemplo, ainda não está liberado lá. A gente está na discussão para definir qual será o cronograma para o próximo ano. Onde estarão liberando o espectro”, afirmou.

Em testes realizados no palco, o presidente da TIM revelou que a velocidade alcançada pela internet móvel da operadora no local da coletiva alcançava até 1.5 GB. O cronograma de expansão total para todo o país segue até 2030.

5G: Quais CELULARES VENDIDOS no BRASIL estão prontos para tecnologia?

Tags

Autor