INFLAÇÃO

Bolsonaro e Lula 'contribuíram' com aumentos dos preços; saiba motivo

Segundo dados do IBGE, a maior influência veio do setor de alimentação e bebidas, com o total de crescimento de 0,72%.

Imagem do autor
Cadastrado por

Lorena Lins

Publicado em 10/11/2022 às 16:46 | Atualizado em 10/11/2022 às 17:06
Notícia

A inflação do mês de outubro atingiu negativamente o mercado financeiro. O IPCA (Índice de preços no consumidor) fechou o mês com alta de 0,59%, ante consenco que apontava para um avanço de 0,48%.

Segundo dados do IBGE, a maior influência veio do setor de alimentação e bebidas, com o total de crescimento de 0,72%.

De acordo com alguns bancos, o cenário de inflação não deve melhorar.

Analistas das instituições financeiras apontam que as PECs eleitoras do presidente Jair Bolsonaro (PL) para aumentar o valor de benefícios sociais antes das eleições e o mantimento do valor que o presidente eleito Lula (PT) busca, contribuem para o aumento dos preços.

“No geral, a dinâmica da inflação subjacente ainda é desafiadora, dadas as pressões ainda disseminadas sobre a inflação básica e de serviços em um cenário de aperto no mercado de trabalho, grande estímulo fiscal adicional para o segundo semestre de 2022 e expectativa de uma grande expansão fiscal em 2023”, avaliam os economistas do Goldman Sachs.

Em um ano, a inflação acumulada chega a 6,47%.

LULA vai ACABAR com o AUXÍLIO BRASIL? Veja o que vai acontecer

Tags

Autor