Relações exteriores

Lula vai retomar conversas com Venezuela e Maduro em 2023? Entenda o caso

Após ganhar as eleições de 2022, equipe de Lula já tem planos para as relações exteriores do país. Relação com a Venezuela será retomada por petista? Saiba mais

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 11/11/2022 às 7:07
Notícia

Segundo informações do colunista Jamil Chade do Uol, o governo de Lula (PT) pretende retomar ligações diplomáticas com a Venezuela, representações foram fechadas pelo ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo na gestão de Jair Bolsonaro (PL)

Governo de Lula quer reestabelecer diplomacia com a Venezuela

Sergio Lima / AFP
Lula (PT) chora durante discurso sobre a fome nesta quinta-feira (10) - Sergio Lima / AFP

O objetivo do Governo de Luiz Inácio Lula da Silva é retomar o diálogo com o governo de Nicolas Maduro e rever o reconhecimento de Juan Guaidó como presidente da Venezuela, analisando qual será o nível de contato ideal com o líder autoproclamado.

A União Europeia já deixou de reconhecer o político como presidente, principalmente por conta dos interesses comerciais com a Venezuela de Maduro. 

Com essas ações, a ideia da equipe de Lula não é apoiar os problemas do país, mas será retomar a lógica pragmática da diplomacia brasileira, que possui tradição de manter canais de comunicação abertos.

Além disso, essa reconexão com a Venezuela garante maior assistência aos brasileiros e possíveis interesses nacionais no local. 

Governo Bolsonaro gerou rompimento nas relações entre Brasil e Venezuela

A relação antagônica do Brasil com a Venezuela foi iniciada com o presidente Jair Bolsonaro, principalmente por influência do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump.

Já no dia da posse de Bolsonaro, os diplomatas do país não foram convidados, algo nunca realizado na história democrática brasileira. Entre março e abril de 2020 o governo brasileiro resolveu fechar suas embaixadas na Venezuela

Lula quer manter relações cordiais com Venezuela para beneficiar o país

A lógica da equipe de Lula voltada para a política externa considera que esse desligamento não é viável para um país com 10 mil brasileiros presentes. Essa relação de conflito já gerou problemas, os moradores da Venezuela que quiseram votar tiveram que viajar para Colômbia.

A situação também prejudica estados vizinhos da Venezuela, Roraima e Amazonas, que precisam de uma relação estável com o país

Mesmo tendo falado sobre a situação da Venezuela, Lula considera que resolver os problemas do país não é responsabilidade do Brasil, que deve focar nos seus interesses. 

BOLSONARO é obrigado a passar a FAIXA PRESIDENCIAL para LULA?

Tags

Autor