Por que Lula vai a Portugal após COP 27 no Egito? Entenda o caso
Após três dias participando da COP 27, Lula segue em viagem internacional para Portugal; veja motivo do encontro e o que presidente eleito pretende fazer lá

As viagens de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continuam, nesta sexta-feira (18), o presidente eleito chega em Portugal. Lula passou a semana na COP 27, conferência sobre o clima promovida pela ONU e sediada no Egito.
LULA EM PORTUGAL: foco é estreitar relações com a União Europeia, encontro foi organizado por portugueses

A viagem que foi organizada pelo governo português terá a reunião do petista com o presidente e o primeiro-ministro de Portugal, antigos aliados de Luiz Inácio. A equipe de Lula considera que o encontro é uma oportunidade de fazer a "reaproximação do Brasil com a União Europeia".
No fim da tarde desta sexta, Lula se encontrará com o presidente do país, Marcelo Rebelo de Sousa, às 14 horas no horário de Brasília. No início da noite, às 17 horas do horário brasileiro, o petista se encontrará com o primeiro-ministro, António Costa.
A visita é meramente simbólica, já que Lula ainda não Chefe do Estado Brasileiro para representar o país em viagens internacionais, mas é um gesto para retomar melhores relações com grupos da União Europeia, que sofreram grandes impasses na gestão de Jair Bolsonaro (PL).
Durante o período de pré-campanha brasileiro, o presidente de Portugal já havia visitado Lula, o que na época irritou o presidente Bolsonaro.
A conversa entre os políticos deve girar em torno das questões ambientais, a partir da ida de Lula para COP 27, e sobre a possibilidade de um aumento dos laços entre os países.
COP 27: FRANÇA apoia proposta de LULA para COP 30 na AMAZÔNIA