Navio fantasma

NAVIO FANTASMA: WALDEMAR responde nota enviada pela SOK; confira na íntegra

O deputado estadual Waldemar Borges (PSB) enviou nota sobre as acusações da SOK, empresa responsável pelo navio ex-porta aviões que está próximo ao Porto de Suape.

Imagem do autor
Cadastrado por

Jones Johnson

Publicado em 07/12/2022 às 22:24 | Atualizado em 26/01/2023 às 10:26
Notícia

Os debates em torno do ex-porta aviões São Paulo, da empressa SOK continuam. O deputado Waldemar Borges (PSB) enviou nota rebatendo as acusações feitas pela empresa e enviadas com exclusividade ao Blog de Jamildo hoje (07).

Na nota, a empresa acusou Borges de xenofobia por falas afirmando que "em Pernambuco não queremos esse navio" e chamou de "invasores indesejados", em menção à empresa e o navio que segue no Porto.

Reprodução
Imagens de satélite mostram que navio está sendo rebocado por novo rebocador, o ALP Guard, na costa pernambucana - Reprodução

Com exclusividade ao Blog de Jamildo, a empresa enviou uma nota repudiando a fala "xenófoba" do deputado e cobrou investigação no Porto de Suape.

 

Reprodução
A anunciada ordem de atracação, pelo representante da Marinha, de arribada forçada no Porto de Suape, além de não contar com a autorização das demais autoridades administrativas competentes, também contraria notas técnicas da Coordenadoria de Operações Portuárias e da Diretoria do Meio Ambiente e Sustentabilidade, ambas do Porto de Suape, além da Agência Estadual do Meio Ambiente de Pernambuco/CPRH (nota técnica da Diretoria de Licenciamento Ambiental, que indicam o risco de danos ambientais na região de Ipojuca, "além de implicar em altos riscos operacionais para o Porto de Suape". - Reprodução

Ainda em nota, o advogado da empresa, Zilian Costa e Silva, informou que "irá tomar todas as medidas judiciais contra isso" e que, sendo brasileiro, não aceitaria esse tipo "ataque ao povo turco".

O deputado enviou ao Blog sua versão dos fatos, afirmando que a empresa turca "quer fazer do nosso Porto de Suape depósito de uma sucata contaminada por amianto".

Ele finaliza a nota reafirmando o que disse no Voto de Repúdio, acrescentando que "se esse navio fantasma não causa nenhum tipo de dano", "porque outros portos não o recebem?".

Em outras palavras: façamos como os turcos, não aceitemos essa tralha ocupando espaço e contaminando nosso porto.

Confira a nota enviada por Waldemar Borges

A nota da empresa SOK me atacando mostra bem a falta de argumentos mais consistentes por parte daqueles que querem fazer do nosso Porto de Suape depósito de uma sucata contaminada por amianto.

O povo turco, evidentemente, nada tem a ver com os interesses dos que defendem tal absurdo. Muito pelo contrário: lá eles proibiram, através do seu governo, que essa sucata contaminada por amianto encostasse em seus portos. Ou seja, o nosso sentimento é de admiração a esse povo pela altivez como reagiu à ameaça promovida por uma empresa, mesmo sendo ela de seu país.

Em outras palavras: façamos como os turcos, não aceitemos essa tralha ocupando espaço e contaminando nosso porto.

Dito isso, fica, portanto, reafirmado tudo o que disse no voto de repúdio que apresentei. E acrescento, ainda, o óbvio: se esse navio fantasma não causa nenhum tipo de dano, por que outros portos - inclusive os do país de origem da empresa que é sua proprietária - não o recebem? É simples assim: quem comprou que o leve pra casa.

Waldemar Borges
DeputadoEstadual

*O Blog sempre estará aberto ao contraditório e publicará as versões de todos os envolvidos.

Tags

Autor