POSSE DE LULA: sigilo de 100 anos de BOLSONARO será derrubado, confirma Ministro
Padilha declarou que Lula irá, de fato, fazer o chamado "revogaço" nos decretos assinados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na tarde deste domingo (01), o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, informou que os sigilos de 100 anos impostos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) serão derrubados como parte dos atos que Lula assinará nos primeiros dias de governo.
Padilha não informou quais atos serão revogados por decreto de Lula, mas a expectativa é que Lula faça, de fato, o 'revogaço' que mencionou em vários momentos durante o período da campanha eleitoral.
Sigilo de 100 anos
Esse decreto serviu para Bolsonaro impor algumas coisas relacionadas a si mesmo e ao governo, como por exemplo: acesso a seu cartão de vacinação, visitas recebidas por Michele Bolsonaro, sua esposa, e os
gastos do cartão coorporativo do governo.
Decreto de Armas
Sobre o decreto de armas criado por Bolsonaro, que foi citado por Lula durante a cerimônia de posse, Padilha foi direto: "Assina ainda hoje".
Os decretos sobre armas assinados por Bolsonaro entre 2019 e 2021 são referentes a aquisição, cadastro, registro, porte e comercialização das armas e munições no país.
Segundo Aloisio Mercadante, presidente do BNDES, o relatório apresentado pela equipe de transição do governo constam "23 páginas" referentes aos decretos de Bolsonaro que irão ser analisados e, possivelmente, revogados pelo novo governo.
"Ali tem também revogaço. Só de revogaço, presidente, tem 23 páginas. Estamos revogando tudo. Tem 23 páginas, nós estamos passando por uma peneira bem fina para poder avaliar cada medida e suas implicações", disse Mercadante.
LULA revoga decretos de ampliação de acesso às armas de fogo