ECONOMIA

Decreto de Raquel Lyra vai reduzir 25% das despesas fixas do Governo; veja o que mudará

Pacote de medidas publicado no Diário Oficial de Pernambuco visa economizar R$ 150 milhões

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 06/01/2023 às 9:35 | Atualizado em 06/01/2023 às 9:36
Notícia

Raquel Lyra anunciou um pacote de medidas que visa reduzir os gastos públicos do Governo Federal. Ela determinou que as repartições reduzam em 25% os gastos fixos com despesas como água, energia e aluguel.

A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (6), por meio do decreto 54.394.

REFORMA ADMINISTRATIVA RAQUEL LYRA

O texto determina que os órgãos e entidades da administração direta e indireta do Executivo pernambucano têm 30 dias para apresentar propostas de redução de custos.

O decreto prevê as seguintes reduções:

  • Redução de 25% das despesas de custeio, incluindo água, energia elétrica, aluguel, telefonia, limpeza e outros
  • Redução de 25% do valor global dos contratos corporativos, incluindo locação de veículos.

Exceções podem ser aplicadas pela Câmara de Programação Financeira (CPF) em serviços essenciais à população.

RAQUEL LYRA PERNAMBUCO

No mesmo decreto, Raquel Lyra também determinou a redução da frota de veículos oficiais de Pernambuco. Dentro do prazo de 60 dias, os automóveis deverão ser transferidos para outros fins, para que se "implique maior eficiência".

Além disso, também foi determinada redução pela metade de gastos com viagens, serviços e compras de material, em relação ao ano anterior.

“Nosso Plano trata da melhoria na qualidade dos gastos do Estado. Visa garantir a efetiva implantação das propostas presentes no Plano de Governo da nova gestão, priorizadas pela governadora”, disse o secretário da Fazenda, Wilson José de Paula.

Tags

Autor