O QUE É TODES? Entenda significado de todes, termo da linguagem neutra usada pela equipe de Lula
Entenda o significado de TODES esta ligado à linguagem neutra. Confira mais detalhes sobre o uso do termo

Diversos setores do Governo Lula estão usando o termo "todes" em eventos oficiais. O termo faz parte da linguagem neutra, usada por pessoas não-binárias, e vem sendo alvo de críticas da oposição.
Entenda, a seguir, o que significa "todes" e por que a equipe de Lula está usando o termo.
Entenda o que é todes e como utilizar a linguagem neutra
O termo "todes" é usado pela comunidade não-binária, ou seja, pessoas que não se identificam com o gênero feminino nem com o masculino.
Informalmente, foi criada a "linguagem neutra" para utilizar termos que não definam essas pessoas como homem ou mulher, como forma de inclusão e respeito.
Como sabemos, o termo "todos" é usado para as pessoas do gênero masculino e o termo "todas", por sua vez, para as pessoas do gênero feminino.
O "todes" é usado para as pessoas não-binárias.
Existem outras palavras criadas com o mesmo objetivo dentro da linguagem neutra, como os pronomes "elu" e "delu", que substituem o ele/dele ou ela/dela.
Desde que passou a ser utilizada, a linguagem é criticada por pessoas opostas a este movimento e por alguns linguistas que se opõem à mudança da língua portuguesa.
TODES: O QUE SIGNIFICA? Linguagem é alvo de críticas
Um dos vídeos que circula pelas redes sociais mostra a equipe de Lula usando o termo no início da cerimônia de transmissão de cargo da ministra da Cultura Margareth Menezes.
No púlpito, várias pessoas da equipe falam "todes", incluindo a primeira-dama e o ministro Silvio Almeida.
"Boa noite a todos, todas e todes. Esse é um momento que todes estávamos esperando", dizem membros lulistas no evento. ASSISTA ABAIXO.
Críticas ao uso de todes
Nas redes sociais, opositores do governo Lula estão criticando o uso da linguagem neutra em eventos oficiais da presidência.
A ex-secretária de Cultura do governo Bolsonaro, a atriz Regina Duarte, classificou a linguagem neutra como "bobagem".
>> Linguagem neutra: debate deve ser levado a sério, defende linguista
O cientista político conservador Bruni Garschagen, por exemplo, afirma que "o português já é inclusivo. Se querem outro, também já existe: a língua de sinais".
Ver essa foto no Instagram
Veja também: Governo LULA promove demissão em massa de bolsonaristas em ministérios
-
1 / 2
-
2 / 2