APOSENTADORIA 2023: entenda as novas regras de aposentadoria que entram em vigor em 2023
INSS APOSENTADORIA: veja as mudanças na aposentadoria e saiba como acessar simulador de aposentadoria

A Reforma da Previdência provocará mudanças nas regras de aposentadoria em 2023. Isso se dá por conta das regras de transição, que provoca mudanças na concessão de benefícios a cada ano.
A partir deste ano, entram em vigor novas pontuações para aposentadoria por idade e por tempo de contribuição. Confira, a seguir, as novas regras da aposentadoria em 2023. As informações são da Agência Brasil.
APOSENTADORIA POR IDADE
A regra de transição da Reforma da Previdência estabeleceu o acréscimo de seis meses a cada ano para a aposentadoria das mulheres, até chegar à idade mínima de 62 anos, agora em 2023.
Funciona assim: na primeira etapa da Reforma, em 2019, a idade mínima para as mulheres se aposentarem era 60 anos. Em 2020, essa idade mínima passou a ser 60 anos e meio. Em 2021, foi para 61 anos e, em 2022, para 61 anos e meio.
Agora, em 2023, com o acréscimo dos últimos seis meses, a idade mínima para a aposentadoria de mulheres é de 62 anos, o valor estabelecido pela reforma.
Para os homens, nada muda: a idade mínima é 65 anos — idade fixada em 2019 e que não tem alteração.
O tempo mínimo de contribuição para ambos os sexos é de 15 anos.
A partir do próximo ano, a idade mínima não sofrerá alteração, segundo as regras atuais.
APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO
Na regra dos pontos, que soma o tempo de contribuição com a idade, os homens passam a precisar de 100 pontos em 2023, enquanto as mulheres precisam de 90 pontos.
Na prática, um homem de 65 anos que completou 35 anos de contribuição em 2023 já poderá se aposentar, pois ele soma 100 pontos neste ano (65 + 35 = 100).
Em outra modalidade de aposentadoria, homens que contribuíram por 35 anos e mulheres que contribuíram por 30 também poderão se aposentar, desde que tenham a idade mínima exigida: 63 anos para homens e 59 para mulheres.
Para este tipo de aposentadoria, a reforma acrescenta seis meses às idades mínimas a cada ano, até atingirem 62 anos (mulheres) e 65 anos (homens) em 2031.
SIMULADOR DE APOSENTADORIA
O site Meu INSS disponibiliza um simulador de aposentadoria que possibilita saber, de forma fácil, quanto tempo falta para se aposentar.
A ferramenta informa diferentes formas de aposentadoria, como por tempo de serviço ou por idade, calculando o tempo faltante com base nos registros do trabalhador no INSS.
Para acessar a calculadora de aposentadoria do INSS, acesse o site Meu INSS (meu.inss.gov.br) e faça login com sua conta Gov.br. Depois, vá em "Simular aposentadoria" e veja quanto tempo falta para se aposentar.
TABELA DO INSS 2023 ATUALIZADA: Confira valores do NOVO TETO