Yanomami

O que aconteceu com o povo YANOMAMI? Entenda estado de emergência na saúde Yanomami

Ainda na sexta o Ministério dos Povos Indígenas divulgou que 99 crianças do povo Yanomami morreram devido à crise do garimpo ilegal na região

Imagem do autor
Cadastrado por

Eduarda Melo

Publicado em 21/01/2023 às 14:34 | Atualizado em 21/01/2023 às 15:47
Notícia

Na última sexta-feira (20) o Ministério da Saúde declarou emergência de saúde pública por conta da grave crise sanitária no povo Yanomami, em Roraima.

Ainda na sexta o Ministério dos Povos Indígenas divulgou que 99 crianças do povo Yanomami morreram devido à crise do garimpo ilegal na região.

A causa das mortes são relacionadas, na maioria dos casos, a pneumonia, diarreia e desnutrição. Os dados são de 2022.

MINISTÉRIO DA SAÚDE DECLARA EMERGÊNCIA DE SAÚDE PÚBLICA

A ministra da Saúde Nísia Trindade comentou, nas redes sociais, a gravidade da crise sanitária.

De acordo com a ministra, no último ano foram 11.530 casos de malária, além do óbito de crianças.

O Ministério da Saúde disse através de nota, que desde o último dia 16 “equipes da pasta se depararam com idosos em estado grave de saúde, com desnutrição grave, além de muitos casos de malária, Infecção Respiratória Aguda (IRA) e outros agravos”.

De acordo com a pasta, ao menos 570 crianças Yanomami foram mortas pela contaminação por mercúrio, desnutrição e fome.

O QUE DIZ O MINISTÉRIO DOS POVOS ORIGINÁRIOS SOBRE A SAÚDE YANOMAMI

Em entrevista à CNN, a ministra dos Povos Originários, Sônia Guajajara, disse que a preocupante situação da saúde Yanomami não é um problema que surgiu agora.

“O problema não começou agora, já vem de longa data. A gente tem um dado de que, a cada 72 horas, uma criança ou idoso Yanomami está morrendo por subnutrição, diarreia ou malária. Nos últimos 4 anos, 570 pessoas Yanomami morreram, decorrente da contaminação por mercúrio, devido ao garimpo ilegal, subnutrição ou malária” declarou.

LULA DESEMBARCA EM RORAIMA POR CONTA DA CRISE SANITÁRIA DA SAÚDE YANOMAMI

Na manhã deste sábado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Boa Vista por conta da crise sanitária que enfrentada pelo povo Yanomami.

Através das redes sociais, Lula disse que não medirá esforços para combater a situação da crise sanitária dos povos indígenas em Roraima.

Lula se reunirá com Biden em fevereiro em Washington

Tags

Autor