Estados Unidos

BOLSONARO vai ser preso? Validade do VISTO termina na próxima segunda (30)

O tempo do visto diplomático acaba na próxima segunda-feira (30).

Imagem do autor
Cadastrado por

Jones Johnson

Publicado em 26/01/2023 às 15:06 | Atualizado em 29/01/2023 às 23:01
Notícia

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está nos Estados Unidos desde o final de dezembro, pouco antes da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Contudo, Bolsonaro viajou enquanto ainda era oficialmente presidente do Brasil, e esse visto terá validade na próxima segunda-feira (30).

Segundo informações do UOL, não há confirmação do tipo de visto que Bolsonaro utilizou para entrar nos Estados Unidos, porém, diplomatas ouvidos pelo UOL afirmam que ele deve ter utilizado o visto diplomático que é dado a chefes de Estado pois ele utilizou o avião da FAB (Força Aérea Brasileira) para ir de Brasília a Orlando.

Para pessoas que utilizam do visto oficial mas que não ocupam mais nenhum cargo ou missão diplomática precisam comunicar ao governo americano em até 30 dias a alteração do status.

Para Bolsonaro, os 30 dias começaram a contar assim que Lula tomou posse no dia 1º de janeiro.

Tanto Bolsonaro quando a ex-primeira-dama Michelle, possuem visto de turista, pois ela esteve na embaixada dos EUA em Brasília, onde é dado o visto de turismo.

O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, disse durante coletiva de imprensa que se alguém que tenha visto oficial estiver em solo americano sem ordens do seu governo, "cabe a esse portador de visto deixar os EUA ou solicitar uma mnudança dentro de 30 dias".

Caso isso não ocorra, a pessoa será deportada.

BOLSONARO PODE SER PRESO?

O deputado Joaquin Castro, do Texas, Estados Unidos, pediu a extradição do ex-presidente Jair Bolsonaro para que seja "responsabilizado pelos seus crimes".

A deputada Alexandria Ocasio-Cortez também pediu publicou nas redes sociais que Bolsonaro seja extraditado.

Na publicação, ela lembrou os ataques ao Capitólio, há 2 anos nos Estados Unidos e que eles também foram "atacados por fascistas".

BOLSONARO nos ESTADOS UNIDOS: o que ele foi fazer nos EUA?

Tags

Autor