Tragédia

TERREMOTO NA TURQUIA: Brasileiros ficam desabrigados após tragédia, diz Itamaraty

Um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a Turquia e a Síria na madrugada de ontem. Nos dois países já são mais de 5 mil mortos e 10 mil feridos

Imagem do autor
Cadastrado por

Eduarda Melo

Publicado em 07/02/2023 às 6:46 | Atualizado em 07/02/2023 às 7:04
Notícia

Marcelo Viegas, conselheiro da Embaixada do Brasil na Turquia, informou que brasileiros ficaram desabrigados na Turquia após os graves terremotos que atingiram a região na última segunda-feira (6).

Um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a Turquia e a Síria na madrugada de ontem. Nos dois países já são mais de 5 mil mortos e 10 mil feridos.

BRASILEIROS NO TERREMOTO

Ainda não se tem informações se há algum brasileiro entre os mortos e feridos.

Cerca de 350 brasileiros estão registrados no setor consular em Ancara, capital da Turquia, onde Marcelo Viegas está integrado.

O conselheiro explicou para o G1 que no Consulado-Geral em Istambul há um número maior de brasileiros vinculados.

"Lá, no entanto, a possibilidade de que haja vítimas diretas do terremoto é menor, dada a maior distância [do epicentro do tremor]", afirmou Marcelo Viegas.

AJUDA DO BRASIL

Uma reunião da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE) está acontecendo para definir de que maneira o governo poderá ajudar as vitimas do terremoto.

"Sei de grupos de bombeiros voluntários, por exemplo, que já entraram em contato com a Agência para se colocar à disposição para virem prestar assistência por aqui [Turquia], mas este é um pacote que ainda está sendo estudado e elaborado dentro das capacidades e possibilidades do Estado brasileiro neste momento", afirmou Viegas.

Segundo o conselheiro, a Embaixada já solicitou recursos ao Itamaraty para auxiliar os brasileiros desabrigados.

TRAGÉDIA na TURQUIA abala mundo dos esportes

Tags

Autor