BRICS

BRICS: Meireles diz que DILMA não tem perfil para assumir BANCO; confira

A declaração de Meireles foi dada em entrevista ao SBT News nesta sexta-feira (10).

Imagem do autor
Cadastrado por

Jones Johnson

Publicado em 10/02/2023 às 17:49
Notícia

Henrique Meireles, ex-presidente do Banco Central, disse em entrevista exclusiva ao SBT News nesta sexta-feira (10) que a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) não tem perfil para assumir o cargo de presidente do banco:

"Ela tem um perfil extenso, já foi ministra de Minas e Energia, foi presidente da República, mas é um perfil diferente de alguém que administra uma instituição financeira cuja função básica é fornecer crédito para os países em desenvolvimento. Falta a experiência de direção de banco, que faz empréstimos, e falta habilidades. É uma experiência muito específica para uma pessoa que vai ser dirigente de uma instituição financeira".

Dilma Rousseff foi convidada a ser presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) e o governo brasileiro já negocia com parceiros do blogo a indicação dela.

Atualmente, o NDB tem como presidente o economista Marcos Troyjo, cujo mandato dura até 2025. Com a indicação de Dilma pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Troyjo teria de renunciar.

De acordo com o jornalista Lauro Jardim, do O Globo, Dilma já estaria confirmada no cargo e irá comandar até 2025.

O que é BRICS?

BRICS é a sigla formada pelas iniciais dos países que compõem o grupo, em inglês: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

A ideia dos BRICS foi criada pelo economista-chefe da Goldman Sachs, Jim O'Neil, em um estudo feito em 2001, cujo título é: “Building Better Global Economic BRICs”.

Só em 2006, o conceito criado foi, de fato, incorporado à política externa dos países: Brasil, Rússia, Índia e China. Apenas em 2011, a África do Sul, por conta da III Cúpula, passou a fazer parte do grupo, estabelecendo o nome conhecido hoje.

Meireles já foi cotado para assumir a economia do governo Lula

Henrique Meireles, em meados de novembro de 2022, foi cotado como um dos principais nomes para assumir a pasta econômica do governo Lula, que, na época, ainda não havia divulgado a lista completa com todos os Ministros do governo.

Meireles, no entanto, chegou a informar que não foi convidado: "Essa notícia não procede. Esta conversa ainda não aconteceu".

O ex-presidente do Banco Central apoiou a candidatura de Lula durante as eleições de 2022 e fez parte da chamada "Frente Ampla" contra o principal adversário do petista, Jair Bolsonaro (PL).

Tags

Autor