Arena Pernambuco

GOVERNO DE PE deve DOAR área equivalente a 12 ARENAS DE PE para EXÉRCITO; entenda o caso

A área doada deveria ter sido construída a "Cidade da Copa", em 2011, mas nunca saiu do papel.

Imagem do autor
Cadastrado por

Jones Johnson

Publicado em 01/03/2023 às 14:13 | Atualizado em 01/03/2023 às 14:14
Notícia

O Governo de Pernambuco deverá doar um terreno de 152 hectares que fica ao lado da Arena Pernambuco para o Exército construir um complexo militar no lugar onde seria a chamada "Cidade da Copa".

Segundo o G1, a área doada é equivalente a 12 estádios da Arena de Pernambuco, que possui 12,8 hectares.

Nessa área, em 2011, foi prometida a construção de universidades, parques e habitacionais, que iriam compor a tal "Cidade da Copa", mas a ideia só ficou no papel.

 

JC IMAGEM
Arena de Pernambuco - JC IMAGEM

A doação foi feita após um acordo feito em 2022, durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para que Pernambuco fosse sede da Escola de Sargentos do Exército.

A Escola será construída a 18km da Arena, no Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC).

O documento que firmou o acordo estimava que a doação seria feita através de um PL (Projeto de Lei) "até fevereiro de 2023", prazo que se esgotou ontem.

O que disse o Governo?

Até o momento, o governo Raquel Lyra (PSDB) ainda não informou dados sobre o caso, apenas disse que a PGE (Procuradoria-Geral do Estado) estava analisando os processos relacionados à Escola de Sargentos.

O Ministério da Defesa também disse que no próximo dia 14 irá se reunir com o governo do Estado para que a Escola de Sargentos saia do papel, mas não mencionou o que pode acontecer caso o prazo para enviar o PL para a Alepe (Assembleia Legislativa de Pernambuco).

Na época, assinaram o documento: Paulo Câmara, ex-governador de PE, Alexandre Rabelo, ex-secretário de Planejamento, o general Marco Antônio Freire Gomes, então comandante do Exército e o general Richard Fernandes Nunes, então chefe do CMNE (Comando Militar do Nordeste).

O que será feito na área doada?

Segundo o CMNE, a área doada deverá concentrar atividades logísticas dos militares no Estado e irá funcionar à parte da Escola de Sargentos.

No local, deverá conter as seguintes organizações:

  • Parque Regional de Manutenção da 7ª Região Militar, que hoje está em Casa Forte;
  • 7º Depósito de Suprimentos, que atualmente encontra-se no bairro do Cabanga;
  • 14º Batalhão Logístico, que fica no bairro de Afogados.

Inauguração da Arena Pernambuco

Tags

Autor