LULA VISTO

LULA VISTO: saiba por que Lula vai voltar a exigir visto para entrar no Brasil

VISTO PARA AMERICANOS ENTRAREM NO BRASIL: saiba se precisa de visto para entrar no Brasil

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 09/03/2023 às 8:03
Notícia

O presidente Lula determinou, na última quarta-feira (8), a volta da exigência do visto para entrar no Brasil. A medida vale para cidadãos estrangeiros vindos dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão.

A decisão do governo Lula se dá com base no princípio da reciprocidade, modelo historicamente adotado pelo Itamaraty que havia sido suspendo em 2019, na gestão Bolsonaro.

BRASIL VOLTA A EXIGIR VISTO

O governo federal justificou a decisão afirmando que não houve aumento considerável no fluxo de turistas desde que a exigência do visto havia sido suspensa, em 2019.

Em 2019, por exemplo, o número de turistas norte-americanos foi 439 mil. Em 2022, vieram 355 mil — valor menor que o período pré-pandemia.

A quantidade de visitantes japoneses também caiu, mas com decréscimo maior: de 59 mil para 16,8 mil, no mesmo período. 

VISTO PARA AMERICANOS NO BRASIL

Segundo a Folha de São Paulo, o Itamaraty já está comunicando as embaixadas desses países de maneira formal sobre a volta da exigência dos vistos.

AMERICANOS PRECISAM DE VISTO PARA ENTRAR NO BRASIL

Ainda não há, porém, data prevista para que a medida passe a vigorar, na prática, nas fronteiras brasileiras.

Sendo assim, nesta quinta-feira (9), ainda não há a exigência de vistos para americanos entrarem no Brasil, assim como australianos, canadenses e japoneses.

BOLSONARO HAVIA DISPENSADO VISTO

Bolsonaro aplicou a medida para cidadãos estrangeiros desses países que viajam para o Brasil com fins de turismo, negócios, trânsito e atividades artísticas e esportivas.

Também se estendeu para pessoas "em situações excepcionais por interesse nacional".

Tags

Autor