REGRAS

NOVA ÂNCORA FISCAL: Sem viagem à China, Haddad deve antecipar apresentação do arcabouço fiscal

Nova âncora fiscal deve ser apresentada nos próximos dias

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 26/03/2023 às 14:50
Notícia

Após o cancelamento da viagem à China por recomendação médica da equipe de Lula, que está com broncopneumonia, a expectativa da área financeira é que o Governo Federal acelere a apresentação do novo arcabouço fiscal.

Anteriormente, a promessa era de que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, divulgasse as novas regras fiscais do país somente quando voltasse da China, já que ele integraria a comitiva presidencial que acompanharia Lula na Ásia.

Agora, com a permanência no Brasil, espera-se que Haddad apresente a proposta ao Congresso Nacional nos próximos dias.

Arcabouço Fiscal

Na última sexta-feira (24), Haddad já havia adiantado que a área técnica do Governo Federal havia concluído o desenho da proposta que será apresentada ao Congresso.

Integrantes da área econômica da gestão federal afirmam que, além de Haddad e Lula, somente o secretário-executivo Gabriel Galipolo, o secretário do Tesouro, Rogério Ceron, e o secretário de Política Econômica, Guilherme Melo, tiveram acesso ao conteúdo do texto.

O presidente Lula, inclusive, teria pedido mudanças no texto, que substituirá o teto de gastos implantado ainda na gestão de Michel Temer. A equipe já teria feito essas alterações e o texto já estaria praticamente concluído.

A nova âncora fiscal é aguardada com ansiedade pois pode liberar mais dinheiro para projetos sociais, saúde e educação, podendo ajudar também no crescimento da economia.

O Governo Federal tem até o dia 15 de abril para enviar o texto do novo arcabouço fiscal. Esse é o prazo final para envio do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024 para o Congresso.

Tags

Autor