IMPOSTO

Deputado propõe parcelamento do IPVA em até 12 vezes para veículos de Pernambuco

IPVA PERNAMBUCO: deputado William Brígido propõe parcelamento em até 12 vezes

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 29/03/2023 às 10:45 | Atualizado em 29/03/2023 às 10:46
Notícia

O deputado estadual William Brígido (Republicanos) apresentou indicação à Assembleia Legislativa propondo o parcelamento do IPVA de veículos do estado em até 12 vezes.

Atualmente, só é possível dividir o pagamento do IPVA em três parcelas iguais, ou realizar o pagamento em cota única, com desconto de 7% do valor total.

A indicação do deputado foi encaminhada como apelo à governadora Raquel Lyra, à vice Priscila Krause e ao Secretário da Fazenda, Wilson de Paula.

ALEPE
REPUBLICANOS Brígido quer decreto legislativo - ALEPE

O parlamentar diz que o parcelamento em até doze vezes reduzirá os impactos que o pagamento do imposto causa no início de todos os anos.

"É de extrema importância para a reorganização dos orçamentos das famílias pernambucanas", argumentou.

IPVA em Pernambuco

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é cobrado anualmente e é não tem relação exclusiva com a manutenção de estradas ou sinalizações de trânsito. O imposto pode ser usado para gastos públicos como educação, saúde, segurança, entre outros.

Em 2022, Pernambuco arrecadou R$ 1.868.736.605,48 com o IPVA. Veja a lista completa de arrecadação dos últimos 10 anos.

O valor do IPVA é calculado de acordo com o valor do veículo na tabela FIPE. Em Pernambuco, a alíquota é de 3% para carros com motor de potência até 180cv, e de 4%, para potência superior. A partir de 1º de janeiro de 2024, a alíquota será de 2,5%.

Tags

Autor