RECADASTRAMENTO ARMAS

RECADASTRAMENTO DE ARMAS é PRORROGADO pelo Governo Federal; saiba até quando pode fazer o recadastramento

PF RECADASTRAMENTO ARMAS: veja novo prazo para recadastramento de armas 2023

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 29/03/2023 às 11:29

Inicialmente previsto para terminar no dia 30 de março, o recadastramento de armas no Sistema Nacional de Armas (Sinarm) foi prorrogado pelo Governo Federal.

O novo prazo final é o dia 3 de maio de 2023. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (29).

De acordo com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), a medida tem como objetivo "melhorar adequação da Polícia Federal no recadastramento". A decisão também levou em consideração as dimensões continentais do país.

O ministro Flávio Dino revelou que o número de armas recadastradas já é maior do que o de armas originalmente cadastradas nos sistemas oficiais.

No último balanço divulgado pelo Governo Federal, 81% das 762.365 armas de CACs, registradas no Sigma, haviam sido recadastradas na Polícia Federal.

Recadastramento armas 2023: Sigma e Sinarm

O Sinarm é o sistema da Polícia Federal para registro de armas de uso permitido de civis. A plataforma concentra dados de armas mantidas por empresas de segurança privada, policiais civis, guardas municipais e pessoas físicas com autorização de posse ou porte.

Já o Sigma (Sistema de Gerenciamento Militar de Armas) pertence ao Exército Brasileiro, e registra as armas dos CACs: colecionadores, atiradores e caçadores.

O recadastramento implantado pelo Governo Federal exige que as armas de uso permitido ou restrito  dos CACs devem ser cadastradas no Sinarm, mesmo que já estejam registadas em outros sistemas.

Os proprietários que não desejarem mais manter a propriedade de armas poderão entregá-las em um dos postos de coleta da Campanha do Desarmamento, autorizados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, até dezembro de 2023.

PF armas: recadastramento

Para fazer o recadastramento de armas 2023, o cidadão deve acessar este link, do Governo Federal, para fazer o procedimento.

O cadastro deve ter, ao menos, a identificação da arma, a identificação do proprietário, com nome, inscrição no CPF ou CNPJ, endereço de residência e do acervo.

Aqueles que possuírem arma com calibre restrito deverão agendar o comparecimento em uma delegacia de Polícia Federal para apresentar sua arma para conferência quanto à regularidade da posse da arma.

Tags

Autor