LULA NO G7 2023: Presidente teve encontros com líderes de 10 países durante cúpula do G7; veja lista e fotos
LULA NO JAPÃO: Presidente já teve reunião pelo menos 10 chefes de Estado, além do FMI e ONU

O presidente Lula (PT) está no Japão desde a última quinta-feira (18) para participar da cúpula do G7, realizada na cidade de Hiroshima.
Desde então, o chefe do Executivo brasileiro já teve encontros bilaterais com 10 líderes mundiais, além de representantes do FMI e da ONU.
O Brasil participa do G7 como convidado, ao lado de Austrália, Coreia do Sul, Comores, Ilhas Cook, Índia, Indonésia e Vietnã. Veja a lista completa a seguir.
Austrália

Lula e o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, na cúpula do G7 - Divulgação/Ricardo Stuckert
O primeiro encontro de Lula no Japão foi com o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, com quem ele conversou por cerca de meia hora. Alguns dos temas abordados foram o meio ambiente e a sustentabilidade.
Indonésia

Lula e o presidente da Indonésia, Joko Widodo, na cúpula do G7 - Divulgação/Ricardo Stuckert
Lula também esteve reunido com o presidente da Indonésia, Joko Widodo, em que conversaram sobre "a questão do clima e proteção de florestas e concordamos sobre a importância de um diálogo pela paz no mundo", conforme o próprio presidente publicou em uma rede social.
Japão

Lula e o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, na cúpula do G7 - Divulgação/Ricardo Stuckert
Ainda na sexta-feira, Lula se reuniu com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida. O encontro tratou de temas como a expansão dos fluxos bilaterais de comércio e investimentos, agenda de paz e segurança e combate à mudança do clima.
França

Lula e o presidente da França, Emmanuel Macron, na cúpula do G7 - Divulgação/Ricardo Stuckert
Lula e Emmanuel Macron, presidente da França, conversaram sobre cooperação em defesa e ampliação de trocas na área da cultura. O conflito na Ucrânia também esteve na pauta das conversações entre os presidentes.
Alemanha

Lula e o chanceler alemão Olaf Scholz - Divulgação/Ricardo Stuckert
Lula também encontrou com o chanceler alemão Olaf Scholz na Reunião do G7. Este foi o segundo encontro entre os dois este ano. Desta vez, foram debatidas a construção de caminhos para a reconstituição da paz na Ucrânia, além da agenda ambiental.
Canadá

Lula e o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, na cúpula do G7 - Divulgação/Ricardo Stuckert
Lula e Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, se encontraram na manhã deste domingo (21) e conversaram sobre comércio, proteção do meio ambiente, a situação no hemisfério e a guerra na Ucrânia.
Vietnã

Lula e o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh - Divulgação/Ricardo Stuckert
Lula também encontrou o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh. Eles conversaram e concordaram que o comércio entre os dois países está abaixo do que poderia, considerando o tamanho das populações e economias do Brasil e do Vietnã. Ambos também afirmaram que a cooperação na área de Ciência e Tecnologia deve aumentar.
Comores

Lula e o presidente de Comores, Azali Assoumani - Divulgação/Ricardo Stuckert
Outro encontro realizado por Lula foi junto ao presidente de Comores, Azali Assoumani. Lula aproveitou a ocasião para anunciar a Assoumani o apoio do Brasil à demanda da União Africana por uma vaga no G20, a exemplo da União Europeia, que tem uma vaga no grupo.
Índia

Lula e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi - Divulgação/Ricardo Stuckert
Lula também participou de encontro bilateral com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Durante a conversa, eles salientaram as várias instâncias multilaterais de que os dois países participam, a exemplo do G20 — cuja presidência deverá passar da Índia para o Brasil no próximo mandato —, o BRICS, o G4 (sobre reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas, formado por Alemanha, Brasil, Índia e Japão) e o IBAS (Fórum de diálogo Índia, Brasil e África do Sul).
FMI

Lula e Kristalina Georgieva, diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI) - Divulgação/Ricardo Stuckert
Lula também encontrou com Kristalina Georgieva, diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI). O principal tema da pauta foi o impacto da pandemia da Covid-19 sobre os países mais pobres do mundo. Lula e Kristalina concordaram que os sistemas financeiros dos países afetados precisam de fundos que os ajudem em seu processo de recuperação.
ONU

Lula e António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) - Divulgação/Ricardo Stuckert
No início da tarde deste domingo, Lula se reuniu com António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Na conversa, que durou cerca de meia hora, os dois falaram sobre possibilidades de um plano de paz para a guerra da Ucrânia. Para Lula, o fato do conflito não estar sendo tratado no âmbito do Conselho de Segurança da ONU demonstra a necessidade de reforma do órgão.