PROFESSORES

PISO DOS PROFESSORES: Presidente da Alepe reafirma apoio aos professores contra projeto apresentado por Raquel

Álvaro Porto esteve presente em manifestação realizada pelo Sintepe em frente à Alepe

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 23/05/2023 às 12:20
Notícia

O deputado Álvaro Porto (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, reafirmou o apoio aos professores e demonstrou posição contrária ao Projeto de Lei apresentado pelo governo Raquel Lyra (PSDB) para o reajuste do piso salarial dos professores do estado.

O Blog de Jamildo antecipou, no dia 20 de maio, que Álvaro Porto iria ajudar os professores na negociação com o Governo do Estado. 

Na manhã de hoje, durante uma manifestação do Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação de Pernambuco) na frente da Alepe, o presidente da Casa discursou para os professores e sindicalistas presentes, reforçando seu posicionamento.

"As portas da Alepe estão abertas para todos os professores. Tenham certeza que vocês podem contar com a Assembleia", falou Álvaro Porto ao microfone, do lado de fora da sede do Legislativo.

Ele também tranquilizou os profissionais afirmando que não haverá votação do Projeto de Lei na Alepe nesta terça, e indicou apoio às negociações.

"Não vai ser votado nada hoje, apenas foi distribuído [o projeto de lei]. Tenham certeza que estamos ao lado de vocês", completou.

O documento que será entregue hoje, ao qual Álvaro se referiu, é o Projeto de Lei apresentado pelo Governo do Estado. Ele deve ser distribuído na casa, seguindo o regimento interno que estabelece os prazos para a tramitação.

Porém, uma comissão de deputados, criada após uma audiência pública do sindicato com parlamentares, realizada ontem, determinou que vai abrir diálogo para chegar a um acordo com o governo.

Protesto em frente à Alepe

O Sintepe convocou uma assembleia geral na manhã desta terça-feira, em frente à sede da Alepe. A área externa do prédio foi rodeada por professores e sindicalistas.

A presidente do sindicato, Ivete Caetano, reforçou o discurso feito em audiência publica realizada ontem, afirmando que a proposta não contempla toda a categoria de professores.

Círio Gomes/JC Imagem

Protesto dos professores e do Sintepe em frente à Alepe - Círio Gomes/JC Imagem

"Solicitamos ao governo que não enviasse o projeto de lei naquele formato para a Alepe, mas quinta-feira passada soubemos que o governo havia enviado naquele mesmo formato que nós já havíamos colocado em votação e discordado", continuou.

"Não foi à toa que na audiência pública tínhamos 15 deputados. Está tendo apelo. A proposta da gente foi a retirada do regime de urgência para que houvesse uma negociação e o Executivo pudesse enviar um projeto de lei substitutivo ou emendas ao projeto de lei atual, contemplando a proposta de toda a carreira", completou.

"Projeto nenhum passa nessa Casa [a Alepe] sem ter a maioria, e ontem a gente já tinha um terço conosco", discursou.

A reivindicação do Sindicato é que o projeto de Lei do piso salarial dos professores garanta o pagamento do reajuste de 14,95% para todos os professores servidores vinculados à Secretaria de Educação.

VEJA ESTE CONTEÚDO RELACIONADO:

Tags

Autor