DANÇA DAS CADEIRAS

ANDRÉ FUFUCA: Quem é o deputado cotado para assumir o Ministério dos Esportes após demissão de Ana Moser

Ana Moser foi demitida do Ministério dos Esportes após conversa com Lula, na última terça-feira (5)

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 06/09/2023 às 12:26
Notícia

O deputado federal André Fufuca, líder do Partido Progressistas na Câmara dos Deputados, é o nome mais cotado para assumir o Ministério dos Esportes após a demissão da ministra Ana Moser. A ex-atleta foi dispensada na última terça-feira (5) em conversa com o presidente Lula (PT). 

Quem é André Fufuca

André Luiz de Carvalho Ribeiro tem 34 anos, é médico e nasceu no dia 27 de agosto de 1989, em Santa Inês, no Maranhão.

Ele está em seu terceiro mandato como deputado federal, tendo iniciado os trabalhos na Câmara em 2015.

Antes disso, foi deputado estadual entre 2011 e 2015, pelo PSDB.

Atualmente, André Fufuca é líder do PP na Câmara, cargo que começou a ocupar em fevereiro de 2022. Ele é um dos principais aliados do presidente da Câmara, Arthur Lira, também do Progressistas.

Fufuca também é vice-líder do bloco União Brasil, PP, Federação PSDB/Cidadania, PDT, PSB, Avante, Solidariedade e Patriota.

De acordo com o UOL, ele participou das seguintes comissões fixas:

  • Relações Exteriores e de Defesa Nacional;
  • Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado;
  • Comissão de Fiscalização Financeira e Controle;
  • Saúde;
  • Comissão de Constituição e Justiça;
  • Cidadania.

ANDRÉ FUFUCA NO MINISTÉRIO DOS ESPORTES

O nome de Lula passou a ser cotado para o Ministério dos Esportes por indicação do PP, que exigiu ao presidente Lula maior participação na esplanada. Ele foi indicado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira.

A ministra Ana Moser, que apesar de integrar a ala esportiva, não possuía apadrinhamento político, foi dispensada pelo presidente Lula para que a pasta pudesse acolher Fufuca.

O movimento faz parte de uma dança das cadeiras promovida por Lula em uma mini reforma ministerial que dará mais espaço ao Centrão.

Outra pasta que deve receber um integrante do bloco é o Ministério de Portos e Aeroportos, que deve receber o pernambucano Silvio Costa Filho, do Republicanos. Atualmente, o ministro é Márcio França (PSB).

VEJA MAIS CONTEÚDO:

Tags

Autor