MOBILIDADE

Demolição do Viaduto das Cinco Pontas já tem data para acontecer? Prefeitura do Recife realiza estudos para intervenção

A demolição do elevado foi uma exigência do Iphan em 2013 para que o Projeto Novo Recife fosse tirado do papel

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Marcelo Aprígio

Publicado em 20/09/2023 às 12:03 | Atualizado em 20/09/2023 às 15:43
Notícia

Alvo de polêmica nas redes sociais, a demolição do Viaduto das Cinco Pontas, na área central do Recife, ao lado do forte de mesmo nome, segue mobilizando internautas.

Primeira construção do tipo na capital pernambucana, o elevedo, que foi erguido no ano de 1970, teve sua demolição prevista em 2014, dentro do plano de diretrizes para redesenho do Projeto Novo Recife, que prevê a construção de 13 torres, além da requalificarção urbanistica do Cais José Estelita.

Nove anos após seu anúncio, demolição do Viaduto das Cinco Pontas ainda não tem uma data definitiva para sair do papel. 

Segundo fontes com trânsito na Secretaria de Política Urbana e Licenciamento do Recife, os estudos para a intervenção já estão sendo realizados há algum tempo.

PROJETO ORIGINAL PREVÊ 'TÚNEL'

Se o plano de diretrizes para redesenho do Projeto Novo Recife for seguido à risca, a via que liga o Cais José Estelita à Praça das Cinco Pontas deve ser rebaixada, formando uma espécie de túnel sob a Avenida Sul (imagem abaixo), semelhante ao diversas vias na capital federal, Brasília. 

Nas redes sociais, muitos internautas criticaram a construção de mais um túnel na cidade, apontando para a possibilidade de inundação no empreendimento. 

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O Projeto Novo Recife tem compromisso de investir R$ 90 milhões em obras de mitigação. Entre as ações mitogadoras, a derrubada do Viaduto das Cinco Pontas, uma barreira para a cidade - DIVULGAÇÃO

Apesar das críticas, um integrante da equipe do secretário de o plano de diretrizes para redesenho do Projeto Novo Recife, Carlos Muniz, afirma que o modelo de construção do eixo viário Cais José Estelita-Cinco Pontas foi pensando para evitar alagamentos.

"A gente está seguindo algo parecido com o que já existe em Brasília. O rebaixamento da via não aconteceria bruscamente, como no túnel do Pina (Zona Sul do Recife), que o motorista tem um descida e subida ingrêmes", conta a fonte sob reserva.

"A ideia é que o rebaixameto seja quase imperceptível, exatamente como no DF", completa.

CRÍTICAS NA WEB

O Viaduto das Cinco Pontas se tornou alvo de polêmica nas redes sociais na última segunda-feira (18), após a possibilidade de sa demolição não ser realizada em meio ao novo projeto de acesso ao Centro do Recife.

Isso porque a intervenção foi uma exigência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para que o Projeto Novo Recife fosse tirado do papel.

Apesar (ou por causa) de todo burburinho, a Prefeitura do Recife garantiu, na terça-feira (19), que o elevado iria ao chão.

Por meio de nota, a Secretaria de Política Urbana e Licenciamento do Recife disse que a nova alça do viaduto não será elevada e confirma o que fora antecipado pela reportagem: o elevado será demolido.

Além disso explica como se dará a criação do novo acesso, que, de acordo com a pasta, é de baixo custo. Veja a íntegra da nota abaixo:

"A Secretaria de Política Urbana e Licenciamento do Recife informa que, como parte do novo plano de circulação para o Centro do Recife, não haverá qualquer construção elevada - e que o Viaduto das Cinco Pontas será demolido, como continua previsto no projeto original. Será construído um acesso não elevado na Avenida Sul - nas proximidades do Cais Santa Rita - com objetivo de criar uma conexão com a área comercial da Avenida Dantas Barreto. Essa via facilitará o fluxo dos condutores que vêm da Zona Sul para a área comercial do Centro. Trata-se de uma estrutura de baixo custo, pois não prevê elevação - sendo necessária apenas a adequação ao mesmo nível do pavimento da Avenida Sul. A demolição do viaduto é uma obra prevista na mitigação dos empreendedores do Projeto Novo Recife e segue dentro do plano urbano original."

NÃO DEMOLIÇÃO FOI COGITADA EM 2013

Apesar da exigência do Iphan, em 2013, de que o viaduto das Cinco Pontas fosse demolido na execução do projeto Novo Recife, o então secretário de Desenvolvimento e Controle Urbano do Recife, João Braga, afirmou que equipamento só deveria ser retirado caso o plano viário constatasse a necessidade da intervenção.

"Tudo isso tem que ser avaliado para não se cometer o erro de derrubar um viaduto e depois constatar que piorou o trânsito. É preciso pensar a longo prazo, no que vai ocorrer com o Recife daqui a cinco anos, por exemplo, quando todas essas obras estiverem prontas. É um impacto grande na cidade", observou, à época, durante apresentação do empreendimento na Câmara do Recife.

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