Jornalistas ganham ação por danos morais contra Bolsonaro
Decisão foi do Tribunal de Justiça de São Paulo

Após um longo processo, a decisão que condenou o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, a pagar uma indenização coletiva de R$ 50 mil a jornalistas por danos morais, transitou em julgado.
A determinação foi proferida pela 4ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo e o valor da multa será revertido para o Fundo Estadual de Defesa dos Direitos Difusos de São Paulo.
A ação movida pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo argumentou que Bolsonaro havia sistematicamente atacado a categoria de maneira agressiva em seus discursos e nas redes sociais.
O sindicato documentou um total de 175 agressões de Bolsonaro contra a imprensa ao longo do ano de 2020, conforme relatado no documento "Violência contra jornalistas e liberdade de imprensa no Brasil," produzido pela Federação Nacional dos Jornalistas.
Esses ataques incluíram episódios de discurso homofóbico, xingamentos, agressões a jornalistas mulheres durante entrevistas e até mesmo ameaças de violência física contra profissionais da área.
Bolsonaro é absolvido por live supostamente feita no Palácio do Planalto durante campanha
Fonte: Agência Brasil
-
1 / 2
-
2 / 2