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Recife está entre capitais que mais aumentaram gastos com publicidade neste ano

De olho em 2014, prefeituras estão turbinando anúncios publicitários, especialmente em gestões que buscam a reeleição

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Rodrigo Fernandes

Publicado em 06/11/2023 às 11:20
Notícia

Uma reportagem do jornal O Globo detalhou que várias gestões municipais do país intensificaram os gastos com publicidade em 2023, visando a campanha de reeleição em 2024. Um dos nomes citados foi o do prefeito do Recife, João Campos (PSB).

O orçamento inicial para publicidade institucional da gestão do socialista era de R$ 55,5 milhões, mas subiu para R$ 74 milhões, um aumento de 33%.

O reforço no orçamento se deu por meio de créditos suplementares, publicados no Diário Oficial a partir de junho. O último incremento foi neste mês, no valor de R$ 7,5 milhões.

Bastante ativo nas redes sociais, os vídeos da gestão citados na matéria divulgam entregas e também obras que ainda estão em andamento, como o Parque do Aeroclube e a ponte que vai ligar os bairros de Areias e Imbiribeira.

João, como se sabe, aparece com bom desempenho nas últimas pesquisas de intenção de voto para a prefeitura do Recife em 2024. Em outubro, o blog de Jamildo ouviu de analisas políticos que a divulgação contínua de ações é uma das justificativas para o alto índice de popularidade do filho de Eduardo Campos.

O governo Raquel Lyra (PSDB), segundo aliados, já começou a traçar estratégias para a disputa com João no cenário municipal do ano que vem. Nomes próximos da governadora dizem que o objetivo, mesmo com uma possível vitória do socialista, é fazer com que ele saia menor ao final da campanha.

Outras cidades

A reportagem de O Globo também mostrou outras prefeituras que vem intensificando os gastos com anúncios. Nesse ranking, que contempla as 10 maiores capitais do país, Recife é a quarta com maior índice de recursos, ficando atrás de São Paulo (a líder), Fortaleza e Salvador — todas lideradas por gestores que buscam a reeleição.

O orçamento para divulgação institucional de São Paulo cresceu 78,1% este ano, saltando de R$ 140 milhões para R$ 249 milhões.

Veja o ranking com os municípios que mais tiveram aumento no investimento em publicidade, de acordo com o jornal O Globo.

MUNICÍPIO
ORÇAMENTO INICIAL
ORÇAMENTO ATUAL
AUMENTO
SÃO PAULO R$ 140 milhões R$ 249,4 milhões 78,14%
FORTALEZA R$ 62,5 milhões R$ 94,8 milhões 51,58%
SALVADOR R$ 58,9 milhões R$ 80 milhões 35,82%
RECIFE R$ 55,5 milhões R$ 74 milhões 33,33%
MANAUS R4 82,2 milhões R$ 95,2 milhões 15,81%
PORTO ALEGRE R$ 21,9 milhões R$ 27,4 milhões  25,11%

Oposição questiona gastos

Também em outubro, o vereador Alcides Cardoso (PSDB), líder da oposição, criticou os gastos da prefeitura com publicidade neste ano. Ele comentou o assunto na reunião Ordinária da Câmara do último dia 17.

"O orçamento inicial da gestão era de R$ 55 milhões, um valor já absurdo mas, não contente, o prefeito resolveu turbiná-lo, aumentando em em R$ 27,5 milhões o dinheiro destinado à área”, disse o parlamentar, citando números expostos por outra reportagem, da Folha de São Paulo.

"São cifras que não surpreendem, já que o prefeito João Campos tem à sua disposição um aparato de comunicação com gastos acima da cidade de São Paulo, que tem um orçamento muito maior do que a nossa capital. Como sempre digo, gostaria de morar na propaganda do PSB, porque o Recife real é repleto de graves problemas, como a triste realidade dos moradores”, acrescentou.

"A triste realidade dos moradores das palafitas, o atendimento precário da rede municipal de saúde, as obras paradas de saneamento", completou Alcides.

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