Recife está entre capitais que mais aumentaram gastos com publicidade neste ano
De olho em 2014, prefeituras estão turbinando anúncios publicitários, especialmente em gestões que buscam a reeleição

Uma reportagem do jornal O Globo detalhou que várias gestões municipais do país intensificaram os gastos com publicidade em 2023, visando a campanha de reeleição em 2024. Um dos nomes citados foi o do prefeito do Recife, João Campos (PSB).
O orçamento inicial para publicidade institucional da gestão do socialista era de R$ 55,5 milhões, mas subiu para R$ 74 milhões, um aumento de 33%.
O reforço no orçamento se deu por meio de créditos suplementares, publicados no Diário Oficial a partir de junho. O último incremento foi neste mês, no valor de R$ 7,5 milhões.
Bastante ativo nas redes sociais, os vídeos da gestão citados na matéria divulgam entregas e também obras que ainda estão em andamento, como o Parque do Aeroclube e a ponte que vai ligar os bairros de Areias e Imbiribeira.
João, como se sabe, aparece com bom desempenho nas últimas pesquisas de intenção de voto para a prefeitura do Recife em 2024. Em outubro, o blog de Jamildo ouviu de analisas políticos que a divulgação contínua de ações é uma das justificativas para o alto índice de popularidade do filho de Eduardo Campos.
O governo Raquel Lyra (PSDB), segundo aliados, já começou a traçar estratégias para a disputa com João no cenário municipal do ano que vem. Nomes próximos da governadora dizem que o objetivo, mesmo com uma possível vitória do socialista, é fazer com que ele saia menor ao final da campanha.
Outras cidades
A reportagem de O Globo também mostrou outras prefeituras que vem intensificando os gastos com anúncios. Nesse ranking, que contempla as 10 maiores capitais do país, Recife é a quarta com maior índice de recursos, ficando atrás de São Paulo (a líder), Fortaleza e Salvador — todas lideradas por gestores que buscam a reeleição.
O orçamento para divulgação institucional de São Paulo cresceu 78,1% este ano, saltando de R$ 140 milhões para R$ 249 milhões.
Veja o ranking com os municípios que mais tiveram aumento no investimento em publicidade, de acordo com o jornal O Globo.
MUNICÍPIO |
ORÇAMENTO INICIAL |
ORÇAMENTO ATUAL |
AUMENTO |
SÃO PAULO | R$ 140 milhões | R$ 249,4 milhões | 78,14% |
FORTALEZA | R$ 62,5 milhões | R$ 94,8 milhões | 51,58% |
SALVADOR | R$ 58,9 milhões | R$ 80 milhões | 35,82% |
RECIFE | R$ 55,5 milhões | R$ 74 milhões | 33,33% |
MANAUS | R4 82,2 milhões | R$ 95,2 milhões | 15,81% |
PORTO ALEGRE | R$ 21,9 milhões | R$ 27,4 milhões | 25,11% |
Oposição questiona gastos
Também em outubro, o vereador Alcides Cardoso (PSDB), líder da oposição, criticou os gastos da prefeitura com publicidade neste ano. Ele comentou o assunto na reunião Ordinária da Câmara do último dia 17.
"O orçamento inicial da gestão era de R$ 55 milhões, um valor já absurdo mas, não contente, o prefeito resolveu turbiná-lo, aumentando em em R$ 27,5 milhões o dinheiro destinado à área”, disse o parlamentar, citando números expostos por outra reportagem, da Folha de São Paulo.
"São cifras que não surpreendem, já que o prefeito João Campos tem à sua disposição um aparato de comunicação com gastos acima da cidade de São Paulo, que tem um orçamento muito maior do que a nossa capital. Como sempre digo, gostaria de morar na propaganda do PSB, porque o Recife real é repleto de graves problemas, como a triste realidade dos moradores”, acrescentou.
"A triste realidade dos moradores das palafitas, o atendimento precário da rede municipal de saúde, as obras paradas de saneamento", completou Alcides.