Bolsa Família: saiba o que fazer para não perder o benefício
Beneficiários do Bolsa Família podem acabar tendo o pagamento bloqueado caso haja irregularidade nos dados do Cadastro Único. Veja como resolver aqui!
Atendendo mais de 20 milhões de famílias que recebem como base o valor de R$ 600,00 por mês, o Bolsa Família conta com algumas regras para que estas pessoas possam receber o benefício.
Com isso, o maior programa social de transferência de renda para famílias em situação de pobreza no Brasil passa por atualizações para assegurar que os beneficiários recebam de forma correta o pagamento de recursos básicos para sobrevivência.
Nos casos em que os dados da família não estão devidamente atualizados ou que as informações estejam incompletas no Cadastro Único, a família pode ter o benefício bloqueado.
Pensando nisso, o JC separou algumas informações importantes sobre o cadastro no Bolsa Família, com detalhes sobre o que fazer nos casos em que o Bolsa Família é bloqueado. Confira a seguir!
Como saber se o benefício foi bloqueado?
É possível saber se o Bolsa Família foi bloqueado das seguintes maneiras:
- Pelo recebimento de mensagem de texto alertando sobre a necessidade de atualização de informações no Cadastro Único;
- Pelo aplicativo do Bolsa Família ou CAIXA Tem, na aba “pagamentos”.
Bolsa Família bloqueado: entenda o motivo
Existem alguns motivos que podem fazer com que o benefício social seja bloqueado ou até mesmo cancelado.
A falta de atualização da carteira de vacinação, a falta de acompanhamento pré-natal para gestantes ou de acompanhamento nutricional para crianças de até 7 anos podem ser razões para o bloqueio.
Também são considerados motivos para o bloqueio ou cancelamento do Bolsa Família a baixa frequência escolar das crianças cadastradas ou o aumento da renda familiar para além do valor estabelecido pelas regras – sendo de até R$ 218 por familiar de acordo com o Governo Federal.
O que fazer quando o Bolsa Família é bloqueado?
O problema só poderá ser resolvido presencialmente e pelo titular do benefício.
- Ir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu bairro;
- Levar um documento original com foto e um comprovante de residência (não é obrigatório, mas pode facilitar a resolução do problema);
- Explicar o que houve ao atendente e aguardar instruções para solucionar o desbloqueio.
A partir da solicitação do desbloqueio, o benefício pode demorar até 90 dias para ser liberado. Em casos de liberação, os pagamentos retroativos não recebidos em razão da irregularidade do Bolsa Família serão compensados.