Empreendedorismo

Dia da Mulher: Conheça cinco histórias de empreendedoras que uniram negócio e empoderamento

No Brasil existem 24 milhões de mulheres empreendedoras. Elas ainda estão em número menor do que os homens, porém são mais escolarizadas. Conheças cinco histórias de empreendedoras pernambucanas que conseguiram transformar, com luta e beleza, sonhos em histórias reais

Adriana Guarda
Cadastrado por
Adriana Guarda
Publicado em 07/03/2020 às 12:10 | Atualizado em 08/03/2020 às 16:02
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Negralinda se destaca no empreendedorismo por seu restuarante situado na Ilha de Deus que virou ponto turístico devido a Mariscada conhecida no Recife inteiro. - FOTO: FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

Quando era criança, Geisiane Gomes costumava ir com as amigas pescar marisco no Rio Pina. Nativa da Ilha de Deus, no Recife, ela nasceu em casa pelas mãos da parteira Dona Albertina, que ajudou a ‘apresentar o mundo’ a mais de 350 bebês. Filha mais velha da numerosa família dos pescadores Maria José e Ivan, a menina não imaginava que o marisco que pescava ia se transformar no principal ingrediente do carro-chefe do Bistrô Negralinda: a mariscada. Inaugurado em 2018, o restaurante é associado a Recria - Rede Nacional de Turismo Criativo. 

A paixão de Negralinda (nome artístico de Geisiane) pela cozinha começou dentro da ONG Saber Viver, participando de cursos de culinária e ajudando a preparar comida para as crianças. “Meu interesse pela gastronomia foi algo que nasceu em mim. Minha mãe me ensinou a fazer o básico: feijão, arroz e alguma carne, mas essa culinária baseada em frutos do mar eu fui aprendendo com o tempo. No início preparava os pratos na ONG para vender e depois instamos o bistrô na nova sede da Saber Viver, que tem mais espaço”, lembra.

Hoje o restaurante atende a grupos de no mínimo dez pessoas, agendados de segunda a sexta-feira, no horário das 11h às 16h. E no último sábado de cada mês abre para o público em geral. No cardápio, além da famosa mariscada o restaurante oferece escondidinho de camarão, moqueca de tainha (sem espinha), pastel de sururu com geleia de pimentão e cocada como uma das sobremesas. Com a explosão da chef no universo gastronômico, a previsão é que a partir de junho o bistrô passe a abrir regularmente nos sábados e domingos.

INSPIRAÇÃO

O bistrô é tocado pelas mãos de 12 mulheres - todas empreendedoras sociais - que tiram renda e dignidade da produção de peixes, camarão, sururu e mariscos ofertados pelo estuário da Bacia do Pina. “Eu sou apaixonada pelo que faço e fico ainda mais contente porque ensino o que eu sei às pessoas tanto da comunidade quanto aos turistas que vêm visitar a Ilha de Deus e participam da oficina Cozinhando com Negralinda", comemora. Além de ajudar a preparar a mariscada aos visitantes também fazem um passeio pela ilha e aprendem com uma marisqueira como se limpa o ingrediente.

Para o futuro, Negralinda aposta na participação em eventos. Convidada pela Secretaria de Turismo do Recife para participar da feira Bolsa de Turismo, em Lisboa, em maio, ela vai ensinar a receita da sua famosa mariscada em uma oficina com degustação. Quem resiste ao talento e lindeza dessa mulher inspirando tantas outras?

SERVIÇO: O Bistrô Negralinda fica na Rua São Paulo, 96 - Ilha de Deus - Imbiribeira - Recife-PE

Funciona de segunda a sexta, com agendamento de no mínimo 10 pessoas, das 11h às 16h e no último sábado de cada mês para o público em geral

Comentários

Últimas notícias